Comparativo de Krigagem no ArcGIS e R

Comparativo de Krigagem no ArcGIS e R

Você sabe o que é Krigagem? Dito de forma simples, é um método comum de regressão, muito utilizado em Geoestatística, para realizar a interpolação espacial. Um artigo publicado recentemente fez um comparativo entre os resultados obtidos pela Krigagem em três softwares: ArcGIS 9.3, 10.1 e o sistema estatístico R.

ARTIGO SOBRE GEOESTATÍSTICA NO R E ARCGIS

O título do artigo que iremos divulgar aqui é: Krigagem – Um estudo comparativo entre duas versões do ArcGIS e o R. Como de costume, no final desta matéria indicamos o link para download da publicação.

O trabalho visou comparar mapas interpolados por Krigagem no programa estatístico R, no ArcGIS 9.3 e no ArcGIS 10.1 para a mesma base de dados e a mesma configuração analítica, ou seja, mesmas estimativas de parâmetros, modelos e métodos.

Conforme comentado no artigo, dentre os resultados houve significativas diferenças em toda a região de estudo ao se comparar o mapa gerado no R com o do ArcGIS. Entretanto, quando comparadas as duas versões do programa da Esri, a diferença foi melhor percebida apenas nas regiões oeste e sudoeste da área de estudo.

Na imagem abaixo podemos ver, respectivamente, os mapas gerados pela krigagem ordinária usando o ArcGIS 9.3, 10.1 e R:

Apresentação dos mapas gerados pela krigagem ordinária usando o ArcGIS e R

Para surpresa de muitos, após analisar diversos critérios, a conclusão dos autores do artigo é que o software R mostrou-se bastante superior às duas versões testadas do ArcGIS (9.3 e 10.1) na tarefa de utilizar a Geoestatística.

Certamente você está interessado em ler este artigo na íntegra para poder analisar em detalhes a metodologia empregada. No tópico a seguir informaremos como fazer isso.

DOWNLOAD COMPARATIVO ENTRE ARCGIS E SISTEMA R

O artigo em questão foi publicado nos anais do IV Simpósio de Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias, realizado em maio de 2015.

Para fazer o download a partir do site do evento, clique no link a seguir e aproveite para conferir os nomes dos autores desta interessante publicação:

Você usa o sistema R e o ArcGIS para aplicações em Geoestatística? Recomendamos que veja as seguintes dicas relacionadas com nossa postagem de hoje:

Por favor, deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Anderson, muito boa essa postagem. Qual a sua impressão quanto aos resultados apresentados no artigo? Fiz a leitura e não achei a metodologia apresentada suficiente para determinar que o R e melhor que o ArcGis no processo de krigagem.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*