Kosmo SIG: 3 Características Notáveis!

Kosmo SIG: 3 Características Notáveis!

Meu primeiro contato com softwares livres para Sistemas de Informação Geográfica (SIG) foi através do programa Kosmo SIG (versão 0.8.3), desenvolvido pela empresa espanhola SAIG e distribuído pelo site OpenGIS. Sei que muitos profissionais e estudantes, da área de Geotecnologias também apreciam este programa robusto que hoje está na versão 2.0.1, lançada em 2011.

Nesta matéria vou enumerar algumas das características que considero mais notáveis no Kosmo SIG. Conto desde já com seus comentários para ampliarmos essa lista sobre o que torna um Kosmo um aplicativo tão atraente. Há algum tempo publicamos uma lista semelhante, só que com foco no Quantum GIS (QGIS):

SOFTWARES LIVRES PARA SIG SÃO CONFIÁVEIS

Antes de começar a falar propriamente no Kosmo SIG é bom lembrar alguns pontos importantes. Primeiro, deve-se descartar a falsa idéia de que os softwares livres para Geoprocessamento e suas várias tecnologias não são confiáveis por serem supostamente muito limitados. Já explicamos em artigos anteriores que essa é apenas uma das várias mentiras que existem em torno dos programas open source. Recomendo que leia sobre esse assunto as seguintes matérias:

Mas quais são algumas das características mais marcantes no caso do programa Kosmo? Vamos à lista:

1. INTERFACE INTUITIVA E AMIGÁVEL

O Kosmo foi construído sobre a plataforma Java. O software é um dos frutos do projeto JUMP. Sua interface é muito amigável, sendo bastante intuitivo o processo de localização das ferramentas.

Interface do Kosmo SIG

Para ilustrar, veja na imagem acima como é fácil concluir, mesmo em um primeiro contato, quais os ícones que utilizamos para, por exemplo, mover o mapa ou adicionar (somar) uma nova camada de informação ou ainda realizar uma busca utilizando as coordenadas de um determinado ponto.

2. PORTABILIDADE (VERSÃO PORTÁTIL)

Eis uma vantagem do Kosmo em relação à alguns programas de SIG até mais massificados, inclusive comerciais. Além de possuir a versão costumeira para instalação é oferecido também um pacote portátil (portable) que roda à partir de dispositivos tais como pen drives ou HD’s externos. Esta possibilidade está disponível tanto para usuários do sistema operacional Microsoft Windows como Linux.

Portable GISLeia também, na edição 4 da Revista FOSSGIS Brasil (páginas 17-20) um artigo que fala em detalhes sobre como customizar o Kosmo SIG para aplicações portable:

  • [download id=”10″]

3. MÓDULO SEXTANTE

Por conta de sua natureza (Java), o Kosmo foi um dos primeiros programas para SIG que integraram ao seu núcleo o conjunto de algorítimos da extensão Sextante, que que proporcionam que o sistema tenha à sua disposição poderosas ferramentas para análise geográfica e tratamento da informação espacial.

Extensão Sextante

Alguns tutoriais publicados aqui no site exemplificam o uso desse plugin no ambiente do programa Kosmo. Confira:

O que você acha? Concorda que estes são 3 pontos notáveis sobre o Kosmo? Tem alguma sugestão para a lista? Comente!

UM PROJETO EM PROCESSO DE AMADURECIMENTO

Logicamente o Kosmo ainda não é um software perfeito, nem existe um que o seja de forma absoluta. Ainda há muito a avançar. Aparentemente houve uma redução no ritmo de produção de atualizações do sistema. Em todo caso, para conhecer melhor o Kosmo GIS, recomendo que leia o artigo elaborado em parceria com a própria SAIG e publicado na edição 2 da Revista FOSSGIS Brasil e cadastre-se na comunidade Kosmo GIS Brasil.

Agora aguardo seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comentários


  1. Vou reiterar o que disseram o Jorge e o Sandro.
    Se o post fosse sobre 4 características notáveis, certamente a quarta seria a edição vetorial.
    Esta é a característica que o diferencia dos demais SIGs livre.
    E é o que, na minha opinião, falta ao QGIS para ser o melhor, já que este agora possui o sextante.
    Abç.

    Responder

  2. Kosmo SIG é um dos melhores aplicativos GIS para visualização e edição vetorial. Para avançar mais, o software precisa evoluir no tratamento de informação matricial e seria bom se houvesse redução do intervalo de atualização do programa.

    Responder

  3. Anderson, na minha opinião a edição vetorial no Kosmo é muito superior a média. Tem boas ferramentas de desenho, validação topológica e trabalha muito bem com a conversão de formas.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *