Kosmo GIS: Inserir Coordenadas de Pontos em Tabela de Atributos

No tutorial de hoje vamos aprender como utilizar o Kosmo GIS para obter a coordenadas de todos os elementos de uma camada de informação do tipo ponto colocando esta informação na forma de colunas na tabela de atributos do shapefile.

A imagem abaixo representa a localização das sedes municipais do estado da Paraíba. Suponha que na tabela de atributos não sejam informadas as coordenadas de cada um destes pontos. Como poderíamos obter esta informação?

Pontos sem informação de coordenada

EXTRAIR COORDENADAS DE PONTOS COM SEXTANTE

Iremos utilizar a Extensão Sextante para realizar este procedimento. Vale lembrar que este conjunto de mais de 280 algorítmos não vem habilitada por padrão no Kosmo. Para ter acesso a esta ferramenta acesse o menu Arquivo > Gestor de Extensões (Figura abaixo).

Arquivo - Gestor de Extensões

Será aberta a janela abaixo. Selecione a opção correspondente a Extensão Sextante. Eu sugiro que você marque a caixa  “Estabelecer como Padrão“.

Habilitar Extensão Sextante

Na sequência procure este ícone (SEXTANTE), clique nele. Será aberta a janela mostrada na figura abaixo. Navegue pela lista e procure  o conjunto Tools for point layers (Ferramentas para layers de pontos).

Dê um duplo clique sobre a opção Add coordinates to points (Adicionar coordenadas para pontos).

Sextante

Na janela a seguir informamos os parâmetros para operação. Indique a camada de pontos que você deseja inserir as coordenadas automáticamente na tabela de atributos.

SELECIONAR CAPA

Para executar a operação de criar as novas colunas com as coordenadas na tabela, clique em “Aceitar”. Será gerada uma nova categoria chamada Resultado na árvore de layers.

Caso você escolha como objeto de saída a opção padrão, temporal, a nova camada de informação será armazenada na memória do computador sendo, portanto, necessário salvá-la posteriormente caso se deseje isso (use o ícone em forma de disquete, destacado na imagem abaixo).

Resultado da Operação

Pronto! Missão cumprida! Fácil não é? O que achou deste tutorial? Alguma dúvida? Deixem seus comentários e leiam mais sobre este poderoso programa computacional para SIG:

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comments on “Kosmo GIS: Inserir Coordenadas de Pontos em Tabela de Atributos”

  1. BOA TARDE ANDERSON
    COMO POSSO FAZER O SHEPELLE USANDO NUMA ÁREA RURAL: NÃO CONSIGO COLOCAR PONTO E LINHA NUMA AREA RURAL. SÓ CONSIGO EM POLILINHA E PRECISO FAZER POLILINHAS E LINHAS E PONTOS NA MESMA ÁREA NUM SÓ PROJETO. NÃO CONSIGO USAR O PONTO E LINHA NESTE PROJETO

  2. OI TUDO BEM TA MUIT DIFICL ENTENDER ESTE PROGRAMA

  3. Murilo Oliveira disse:

    Olá Anderson,
    Sou estudante de engenharia e estou com dificuldade no software kosmo
    tenho algumas coordenadas geograficas e gostaria de inserias no kosmo como pontos
    como faço isso?

    obrigado

  4. Gostei d+!
    Vai ser muito útil para mim. Obrigado e tenha certeza de meu voto!

    1. Oi Jacob, tudo bem?
      Bom ter você aqui no blog novamente, ainda mais deixando seu comentário. Fico feliz por ter ajudado e agradeço pelo voto.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *