Kosmo GIS: Geração de Pontos Aleatórios em Polígonos

Hoje teremos mais um tutorial em PDF sobre o Kosmo GIS para download. O tema é a geração de pontos aleatórios dentro de polígonos. Esta função é prática para demandas onde, por exemplo, há o interesse de gerar uma distribuição de pontos em talhões.

Este tutorial é parte da série “Quebrando Tabus: Software Livre também faz” idealizada pelo Luís Lopes (@geoluislopes) e apoiada e reproduzida por outros profissionais da área (mais detalhes no fim desta postagem).

Neste tutorial vamos criar cinco pontos aleatórios dentro de cada um dos seis elementos poligonais fechados que representam municípios da Paraíba. No fim deste tutorial você encontrará o link de onde fazer o download do shapefile utilizado neste exemplo.

Kosmo GIS: Geração de Pontos Aleatórios em Polígonos

Como você poderá observar o procedimento foi realizado utilizando a extensão SEXTANTE. Você pode baixar o tutorial em PDF clicando aqui ou na imagem acima.

O arquivo shapefile está disponível para download neste endereço.

Veja a seguir os links que ensinam como realizar este mesmo procedimento em outros softwares open source para SIG (esta lista vai aumentar em breve):

Se você domina algum outro software livre de SIG como o Spring, uDig ou Ilwis, por exemplo, o que acha de montar um tutorial para publicar sobre este assunto?

Aproveite para ler e/ou baixar os tutoriais mais recentes publicados aqui no blog Anderson Medeiros sobre o Kosmo GIS:

O que acharam destas postagens? A opinião de vocês é muito importante para que possamos melhorar cada vez mais este espaço. Peço que, sempre que for possível, por favor, deixem seus comentários sobre o que acharam da matéria lida.

Em breve mais novidades aqui no Blog. Continuo preparando muitas surpresas para vocês. No momento certo irei revelar detalhes. Um Abraço!

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comentários


  1. ola. Sou estudande de Eng. Ambiental da UFG.
    Gostaria de saber mais sobre o KOSMOS GIS. Qual a sua função? uma conclusão que eu possa ter sobre?sobre funcionalidade,aplicabilidade, custo, tudo entende?! de forma simplificada…
    desde ja agradeço
    Murilo Soares

    Responder


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *