Uma Breve Introdução ao Kosmo GIS

O primeiro software livre de SIG com o qual tive contato foi o Kosmo, isso ainda na época em que ele estava na versão 0.83. Desde então vi o “crescimento” deste programa tanto no que se refere ao aumento de funcionalidades como no número de usuários. Estou disponibilizando para vocês a apresentação de slides que preparei sobre o  software de SIG Kosmo por ocasião do lançamento da versão 2.0 RC-1.

Espero que gostem do material. No final desta postagem há um link para baixar a publicação no formato PDF.

Introducao ao Kosmo GIS

Então pessoal, fiquem atentos as novidades do Blog Anderson Medeiros. Claro que não é algo obrigatório, mas se for possível, gostaria de pedir que deixem seus comentários sobre esta apresentação para que ela seja aprimorada. O objetivo aqui é uma ajuda mútua.

Você pode baixar a versão em PDF da apresentação clicando aqui.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comentários


  1. Prezado Anderson,

    Você possui uma videoaula para ensinar o básico. (tipo passo a passo)?
    Meu nome é Gustavo, sou biólogo e pretendo atuar no ramo de consultoria ambiental e o kosmo é um programa que o órgão estadual de meio ambiente daqui adota e utiliza muito.
    Preciso aprender rápido a manusear o básico do que esse programa oferece. Coisas do tipo: delimitar espaços e rotas, com cores diferenciadas e georreferenciar os locais onde foram realizados estudo de fauna, criar o buffer de hidrografias, elaborar mapas com a demonstração da topografia dos espaços delimitados, etc.
    Isso porque eu sei que o software é muito mais que isso. Mas por hora quero aprender o básico.
    Porém eu não sei nem abrir uma imagem, ou seja, não sei nada. Vc teria um tutorial para alguém com o meu perfil? ou poderia me orientar de por onde ou quem procuro para aprender manusear?

    Responder

  2. Olá Anderson Saudações.
    Baixei o QGIS 2.10 pisa, para transformação de arquivos dxf e shape, p/ usado na CAR-SP, e havia uma solicitação de doação, com a qual eu concordei mas ainda não efetuei, primeiro pq não sei qual o valor e segundo pq também tenho uma solicitação a fazer.

    Responder

    1. Olá Geraldo,
      Primeiramente, parabéns pelo interesse em colaborar financeiramente para o projeto.
      O valor é escolhido pelo usuário que quer fazer a doação. Se quiser fazer pelo PagSeguro, recomendo que acesse o site qgisbrasil.org
      Qual sua solicitação?
      Abraço!

      Responder

  3. Anderson, preciso de uma ajuda. Estou utilizando o Kosmo + Postgre/postgis para compartilhar uma base cartográfica.
    Quando eu for configurar a conexao remota com o servidor, em vez de localhost o que eu informo no campo nome do servidor?

    Responder

  4. Anderson, conheci hoje seu site e este blog.
    Muito interessante, parabéns. Sua apresentação vai ser bastante útil.
    Posso utilizá-la para apresentar o programa aos meus alunos?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *