Uma Breve Introdução ao Kosmo GIS

O primeiro software livre de SIG com o qual tive contato foi o Kosmo, isso ainda na época em que ele estava na versão 0.83. Desde então vi o “crescimento” deste programa tanto no que se refere ao aumento de funcionalidades como no número de usuários. Estou disponibilizando para vocês a apresentação de slides que preparei sobre o  software de SIG Kosmo por ocasião do lançamento da versão 2.0 RC-1.

Espero que gostem do material. No final desta postagem há um link para baixar a publicação no formato PDF.

Introducao ao Kosmo GIS

Então pessoal, fiquem atentos as novidades do Blog Anderson Medeiros. Claro que não é algo obrigatório, mas se for possível, gostaria de pedir que deixem seus comentários sobre esta apresentação para que ela seja aprimorada. O objetivo aqui é uma ajuda mútua.

Você pode baixar a versão em PDF da apresentação clicando aqui.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 970 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

7 Comentário

  1. Gustavo Coelho Marins disse:

    Prezado Anderson,

    Você possui uma videoaula para ensinar o básico. (tipo passo a passo)?
    Meu nome é Gustavo, sou biólogo e pretendo atuar no ramo de consultoria ambiental e o kosmo é um programa que o órgão estadual de meio ambiente daqui adota e utiliza muito.
    Preciso aprender rápido a manusear o básico do que esse programa oferece. Coisas do tipo: delimitar espaços e rotas, com cores diferenciadas e georreferenciar os locais onde foram realizados estudo de fauna, criar o buffer de hidrografias, elaborar mapas com a demonstração da topografia dos espaços delimitados, etc.
    Isso porque eu sei que o software é muito mais que isso. Mas por hora quero aprender o básico.
    Porém eu não sei nem abrir uma imagem, ou seja, não sei nada. Vc teria um tutorial para alguém com o meu perfil? ou poderia me orientar de por onde ou quem procuro para aprender manusear?

  2. GERALDO NOGUEIRA DANIEL disse:

    Olá Anderson Saudações.
    Baixei o QGIS 2.10 pisa, para transformação de arquivos dxf e shape, p/ usado na CAR-SP, e havia uma solicitação de doação, com a qual eu concordei mas ainda não efetuei, primeiro pq não sei qual o valor e segundo pq também tenho uma solicitação a fazer.

    • Olá Geraldo,
      Primeiramente, parabéns pelo interesse em colaborar financeiramente para o projeto.
      O valor é escolhido pelo usuário que quer fazer a doação. Se quiser fazer pelo PagSeguro, recomendo que acesse o site qgisbrasil.org
      Qual sua solicitação?
      Abraço!

  3. Anderson, preciso de uma ajuda. Estou utilizando o Kosmo + Postgre/postgis para compartilhar uma base cartográfica.
    Quando eu for configurar a conexao remota com o servidor, em vez de localhost o que eu informo no campo nome do servidor?

  4. Angela Soares disse:

    Anderson, conheci hoje seu site e este blog.
    Muito interessante, parabéns. Sua apresentação vai ser bastante útil.
    Posso utilizá-la para apresentar o programa aos meus alunos?

    • Oi Angela, tudo bem?
      Agradeço os elogios. Fique à vontade para usar a apresentação em suas aulas, sem problemas.
      Um Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*