Dando os Primeiros Passos no VisualSIG

VisualSIGHá alguns dias publicamos uma matéria sobre o nascimento de um novo software para Sistemas de Informação Geográfica (SIG), o VisualSIG. Atendendo à pedidos estamos publicando um tutorial de introdução ao programa. Vejamos como iniciar um projeto no VisualSIG, ou seja, como dar nossos primeiros passos na operação deste aplicativo que surge como nova opção para projetos da área geoespacial.

DOWNLOAD DO VISUALSIG

Para fazer o download deste programa para SIG, acesse a página oficial do projeto [http://www.aldape.pt/visualsig]. Para obter maiores informações sobre o aplicativo, recomendo que leia o artigo que foi publicado aqui no site sobre ele:

Após a instalação, como proceder para iniciar um projeto?

INTRODUÇÃO AO VISUALSIG

Execute o programa normalmente. Será aberta uma janela onde há a opção de criar um projeto em branco ou abrir um já existente. Após escolher carregar um novo projeto, clique em abrir.

VisualSIG - Abrir projeto

Clique no ícone Adicionar layer (destacado na imagem abaixo) para começar a navegar através de seus diretórios à procura de dados geográficos.

VisualSIG - Adicionar Layer

Esta busca pelos dados que serão visualizados é feita através de uma navegação disponível na parte inferior da interface do programa. Achei interessante que ao acessar a pasta onde estão meus dados, neste caso chamada de dadosgeosab, além de apresentar o nome do arquivo é exibido também o tipo da geometria (Polygon neste exemplo abaixo), o retângulo envolvente (que o programa chama de ‘Área) e o sistema de coordenadas daquela camada.

VisualSIG - Pesquisar Dados

Cada camada que é adicionada passa a ser exibida na área principal, conforme ilustrado a seguir.

VisualSIG - Visualizar Mapa

Pronto! Iniciamos nosso primeiro projeto no VisualSIG. Gostei bastante dessa interface baseada na navegação por abas. A forma como as funções estão organizadas é bem intuitiva. Ao abrir a tabela de atributos, por exemplo, você já terá acesso à alguns metadados do seu arquivo.

Vocês gostariam de mais tutoriais sobre o VisualSIG? Isso vai depender de seus comentários. Participem, deem sua opinião, sugestões e contribuição em geral.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comentários


  1. Essa Geolista serve para baixar os “mapas” com as informações geográficas (limites territoriais)?
    Isso é muito substâncial rapaz! E sendo “free” mais ainda!

    Obrigado pela atenção!

    Responder

    1. A lista indica sites onde você poderá baixar dados geográficos vetoriais, tabulares e raster.
      Fique atento. Hoje à noite publicarei um tutorial sobre mapas temáticos no VisualSIG.
      Abraço!

      Responder

  2. Baixei e instalei. Mas como sou iniciantes em SIG gostaria de saber como:
    1- obter um “arquivo mapa” com camadas (onde posso encontrar?);
    2- qual formato utilizar;

    Tambem tenho o Terraview, mas a interface ddo VisualSIG é bem superior e muito mais moderna.
    Muito bom!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *