Curso Online de Introdução ao MapServer

Você gostaria de aprender a trabalhar com MapServer mais não sabe por onde começar? Você não tem a menor idéia do que seja um mapfile? Se este é o seu caso, gostaria de indicar um curso introdutório online sobre o uso do MapServer.
O material foi desenvolvido e publicado em 2005 por Eduardo Patto Kanegae. O curso abrange aspectos teóricos e exercícios, tendo o seguinte conteúdo:

1) O que é Webmapping?

2) MapServer
2.1. Histórico;
2.2. Características;
2.3. Modos de funcionamento;
2.4. Estrutura de uma aplicação.

3) Desenvolvendo uma aplicação
3.1. Um mapa básico;
3.2. Adicionando um novo layer;
3.3. Mudando propriedades dinamicamente;
3.4. Mapas temáticos;
3.5. Definindo uma interface de usuário;
3.6. Usando símbolos;
3.7. Legenda e Barra de escala;
3.8. Mapa de Referência;
3.9. Exibindo rótulos;
3.10. Executando consultas.

Para acessar o material online por clicar aqui. Caso deseje fazer o download do curso acesse a seção de arquivos do grupo MapServer Brasil e baixe o arquivo “curso_mapserver-intro.zip“.

Já conhece nosso perfil no Twitter (@ClickGeo)? Siga para se manter atualizado sobre o que acontece no universo das Geotecnologias. Curta também nossa página no Facebook [PortalClickGeo].

Sobre Anderson Medeiros 970 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

7 Comentário

  1. O autor do curso online de introdução ao MapServer forneceu a seguinte informação sobre o erro no link:

    “Anderson, obrigado por lembrar. Estou fazendo algumas reformulações gerais nos meus sites e por isto ainda consta o dead-link. Em breve todo este blog também estará migrado.”

    Vamos ficar no aguardo!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*