Dando os Primeiros Passos no gvSIG

Dando os Primeiros Passos no gvSIG

O gvSIG é mais um poderoso representante da recente safra de softwares de SIG livres, sendo um dos mais utilizados na atualidade. Semelhante ao Kosmo GIS, este programa também é construído sobre a plataforma Java.

Com uma interface amigável e com funcionalidades que atendem a inúmeras das necessidades que surgem ao longo de um projeto de Geoprocessamento, o gvSIG vem ganhando espaço entre os programas computacionais preferidos da área.

INICIANDO O GVSIG

Uma versão atualizada deste tutorial está disponível em vídeo. Aproveite e inscreva-se gratuitamente em nosso Canal no Youtube.

 

No Windows XP você encontrará o ícone de inicialização do gvSIG, em sistema SO Windows, procurando em: Iniciar  Todos os Programas  Gva gvSIG.

Caso não encontre esse ícone no local citado acima, poderá iniciá-lo por meio do executável gvSIG.exe na pasta do programa, provavelmente em:

C:\Arquivos de programas\gvSIG_1.1.1\bin.

Ao iniciar o gvSIG, é mostrada a tela do Gestor de Projetos, onde podemos definir logo de inicio o tipo do “documento” que será trabalhado: Vista (Visualização), Tabela ou Mapa.

Gestor de Projetos

CRIANDO UMA NOVA VISTA

Neste tutorial iremos criar um projeto de visualização de um shapefile que representa o mapa da Paraíba. O primeiro passo será escolher o tipo de “documento”: Vista.

Em seguida, escolhemos a opção Novo. Podemos renomear essa visualização, que por default é denominada, em geral, “Sem título-1”. Neste caso escolhemos “Paraíba”.

Escolha a opção Propriedades para definirmos o sistema de referência no qual trabalharemos. Será aberta a janela representada abaixo. No campo Projeção Atual clique no ícone com reticências.

Propriedade da Vista

Será aberta então uma caixa de diálogo, na qual poderemos definir um novo sistema de referência de coordenadas no qual trabalharemos. Se você já trabalhou com alguma versão do software Kosmo, notará que ambos têm essa tela praticamente idêntica!

Novo CRS

Se esta é a primeira vez em que você iniciou o gvSIG em seu computador, no campo Tipo deve estar aparecendo Recentes e possivelmente no campo Sistemas de Referências de Coordenadas não há nenhum sistema alistado. Por isso, no campo Tipo, escolha a opção mostrada na figura acima, ou seja, EPSG que lhe possibilitará escolher entre diversas projeções e sistemas disponíveis.

São três os critérios de busca de projeções: Por Código, por Nome e Por Área. Neste exemplo, iremos trabalhar sob o DATUM SAD69, com sistema de coordenadas geográficas. Para isso, selecione o critério Por nome, digite SAD69 e em seguida, clique em buscar. A primeira opção na lista é a que precisamos em nosso exemplo.

Para concluir a alteração do sistema de referência, basta Aceitar os parâmetros definidos, o que fará com que você retorne à tela Propriedades da Vista.

OBERVAÇÃO IMPORTANTE: Para ter acesso à inteira lista dos sistemas utilizados comumente no Brasil, basta escolher como critério de busca Por área e digitar “brazil” (com ‘z‘).

Agora Você está pronto para abrir sua nova visualização. Na tela do Gestor de Projetos selecione a vista e clique em Abrir.

Abrir Vista

ADICIONANDO DADOS GEOGRÁFICOS

Para inserir o arquivo para visualização, clique no ícone Adicionar Capa.

Para inserir o arquivo para visualização, clique no ícone “Adicionar Capa”

Na janela à seguir, como queremos abrir um arquivo, utilizaremos a primeira aba: Ficheiro. As outras abas serão explicadas em futuros tutoriais do ClickGeo.

Ficheiro

Clique em Adicionar, escolha o diretório em que está o arquivo e selecione-o. Após isso basta clicar em Aceitar.

Você poderá perceber que o gvSIG pode abrir arquivos nos formatos *.shp, *.dwg, *.dxf, *.dgn, *.gml, e imagem. Sem mencionar as demais possibilidades de importação de dados através das demais abas mostradas na figura acima. Com certeza ao passo que novas versões forem disponibilizadas outras opções de interoperabilidade serão acrescentadas.

A seguir, podemos finalmente contemplar a vista que foi carregada, e começar a manipular e analisar os dados de nosso trabalho

Resultado - gvSIG

Você pode baixar a versão em PDF deste tutorial, com mais detalhes ainda sobre os procedimentos mostrados acima, clicando no link abaixo:

Leia também outras matérias publicadas posteriormente neste blog, sobre o gvSIG:

Deixem seus comentários sobre o que acharam deste tutorial e das demais publicações disponíveis neste blog.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comments on “Dando os Primeiros Passos no gvSIG”

  1. Rafael Warnke disse:

    Olá, bom dia!
    Sou estudante de graduação em Tecnologia em Geoprcessamento, e estou começando a usar o GVSig. Bom, estou precisando importar uns arquivos shapefiles para o programa só que para isso preciso mudar o DATUM do sistema de projeção e não estou conseguindo. Estou usando a versão 2.0 do programa, desktop. Será que poderia me ajudar?
    Obrigado pela atenção!

  2. Marinaldo Delfrate disse:

    Gostaria de aprender a trabalhar com esta ferramenta gvSIG, porém to tendo dificuldade. Por exemplo onde que baixa os mapas, na configuração de coordenadas o meu também não abre, estou com a versão 2.0.

    obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *