ArcGIS: Interpolação pela Ponderação do Inverso da Distância (IDW)

Interpolação pela Ponderação do Inverso da Distância (IDW) com ArcGIS

Neste tutorial vamos exemplificar o procedimento de Interpolação pela Ponderação do Inverso da Distância (IDW) com o software ArcGIS. Vamos fornecer os dados usados no passo a passo para que você possa reproduzir a atividade.

INTERPOLAÇÃO IDW NO ARCGIS

Neste exercício nós utilizamos como dados de entrada um Esri Shapefile de geometria pontual com 223 feições que entre outros dados possui os valores da população de cada um dos municípios da Paraíba em um determinado ano. Além disso, temos o arquivo com a divisão municipal do Estado.




Para fazer o download dos dois arquivos, clique aqui.

Dados pontuais no ArcGIS

Para começar, vamos definir nossa área máxima a ser processada, ou seja vamos garantir que o raster gerado não ultrapasse a extensão geográfica da camada com a divisão municipal da Paraíba.

Acesse o menu Geoprocessing → Environments...

Configuração do ArcGIS

Nesta janela vamos informar duas vezes qual camada de dados é a base de nossa extensão geográfica máxima, que não deve ser extrapolada.

Primeiro, indique em Processing Extent, no parâmetro Extent a opção Same as layer pb (neste exemplo, nossa camada se chama pb). Ainda não clique ainda no OK. Baixe a barra de rolagem até o ponto mostrado na imagem a seguir.

ArcGIS - Environment Setting: Processing Extent

Quando encontrar o parâmetro Raster Analysis indique novamente a mesma camada (pb, neste caso). Depois, clique em OK.

ArcGIS - Environment Setting: Raster Analysis

Agora, acesse o ArcToolBox. Uma das opções para abrir este conjunto de ferramentas é através do caminho mostrado abaixo ou do ícone vermelho que aparece nela abaixo do menu Help.

ArcGIS: ArcToolBox

No ArcToolBox navegue pelo caminho Spatial Analyst ToolsInterpolationIDW. Dê um duplo clique sobre esta ferramenta.

ArcToolBox: Spatial Analyst Tools - Interpolation (IDW)

Na janela IDW temos três parâmetros principais para informar. Em Input point features indicamos a camada de pontos que possuem os dados para interpolação. Neste caso, a camada a ser escolhida se chama pb_pop.

Informamos em Z value field o campo da tabela de atributos que será usado como base para a interpolação. Neste exemplo indicamos o campo POPTOTAL.

Por fim, em Output raster indicamos o local onde será gravado o arquivo, que será um dado raster. Aqui escolhemos o formato TIF. Depois clicamos em OK.

ArcGIS: Interpolação de Pontos pela Ponderação do Inverso da Distância (IDW)

A imagem abaixo ilustra o resultado da interpolação com o raster sob as camadas da divisão municipal (com transparência) e de pontos.

Note que já podemos ver de forma clara que no Leste do Estado a capital João Pessoa se destaca totalmente das demais áreas da camada, sendo Campina Grande o município que mais se aproxima deste resultado.

As cores que estão no mapa abaixo representam uma distribuição por valores iguais, não sendo a mais adequada para este tipo de espacialização, visto que os demais municípios do Estado tem um número bem inferior de habitantes do que os destacados no parágrafo acima.

Tutorial de ArcGIS: Interpolação de Pontos pela Ponderação do Inverso da Distância (IDW)

Na imagem a seguir aplicamos um zoom na área de João Pessoa, onde estão localizados a maior parte da população da Paraíba. Vamos alterar as propriedades visuais da camada para uma melhor visualização da distribuição da população ao longo do estado.

Tutorial de ArcGIS: Interpolação de Pontos pela Ponderação IDW

Acesse as propriedades da camada raster. Vá em SymbologyClassified e depois clique em Classify….

ArcGIS: Interpolação de Pontos

Onde se pede o método (Method) de classificação altere para Desvio Padrão (Standard Deviation). Depois no tamanho do intervalo (Interval Size) escolha a opção mostrada na imagem a seguir (lembre que isso é apenas uma sugestão de valores). Depois, clique em OK.

Interpolação IDW com ArcGIS

Logicamente, é possível alterar a rampa de cores à vontade. Veja no exemplo a seguir a visualização do resultado das configurações ilustradas nos passos acima, inicialmente com a camada de pontos ativada.

Tutorial: Interpolação IDW com ArcGIS

Desabilitando a camada pontual, temos a seguinte visualização do resultado obtido.

Tutorial: Interpolação Inverso da Distância (IDW) com ArcGIS

Em conclusão, veja o resultado visual próximo da região metropolitana de João Pessoa/PB com um certo nível de zoom aplicado.

Tutorial: Interpolação Inverso da Distância (IDW) com ArcMap

O que achou deste tutorial? Logo iremos produzir outros conteúdos relacionados com interpolação espacial e suas aplicações, tanto usando o ArcGIS como o QGIS. Aguardem!

Recomendamos que leia também a seguinte lista de dicas que preparamos para vocês:

ClickGeo: Cursos de Geotecnologias

Por favor, deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comments on “ArcGIS: Interpolação pela Ponderação do Inverso da Distância (IDW)”

  1. Olá Anderson, muito bacana esse tutorial! Gostaria de saber quais procedimentos preciso realizar para transformar este tif em um vetor do tipo polígono.

    Muito obrigada.

  2. Amanda Bittencourt disse:

    Olá
    Quero usar o método de IDW ´pelo arcgis no meu trabalho.
    você teria algum material para estudo, para que eu tivesse uma melhor compreensão ?
    Se sim, poderia mandar para o email amandasuarez00@gmail.com ?

    Agradeço o contato.
    Aguardo retorno.

  3. Obrigado. Fiquei procurando a solução para a minha interpolação IDW em sites gringos, mas a resposta que queria achei no seu tutorial.

    1. Clayton, tudo bem?
      Agradeço pela sua visita e feedback.
      Ficamos felizes em ver que o tutorial foi útil para você.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *