Integração do Kosmo GIS com Base de Dados PostGIS

Ao passo que novas versões dos softwares para Geotecnologias vão sendo desenvolvidas e disponibilizadas para a comunidade torna-se necessário atualizar tutoriais/publicações sobre os mesmos. Hoje e em algumas postagens futuras vou apresentar para vocês alguns casos de update motivado pelo motivo descrito acima. Começaremos com o caso da integração do Kosmo SIG, em sua versão 2.0.1 com uma base de dados PostGIS.

Este tutorial teve uma versão original em 2008, em PDF, que pode ser baixada clicando-se aqui.

CONEXÃO ENTRE KOSMO GIS E POSTGIS

A conexão ou integração entre o banco de dados geográfico e software de SIG permite a fácil manipulação das informações armazenadas e centralizadas na base.

Curso Online de Linux

Para realizar este procedimento, inicie o Kosmo GIS definindo o sistema de referência a ser utilizado considerando o que for mais adequado para seu caso.

1° PASSO: Clique no ícone Carregar Dados… (Carregar Dados...). Na janela que será aberta, escolha a opção Banco de Dados.

Selecione: Banco de Dados

2° PASSO: Preencha os campos de forma adequada, informando, por exemplo, o nome do banco de dados (neste exemplo: geocurso), nome de usuário e senha. Vale lembrar que 5432 é a porta padrão do PostgreSQL e o termo localhost significa que seu banco de dados está localizado em sua máquina local. Clique em Conectar!

Parâmetros

3° PASSO: No parâmetro Esquema escolha a opção public. Depois, selecione as tabelas com dados geográficos que você deseja visualizar no Kosmo GIS, informe a chave primaria (primary key) e clique em aceitar.

Integração do Kosmo GIS com Base de Dados PostGIS

Conforme ilustrado abaixo, visualizamos neste exemplo a tabela com informação sobre a drenagem principal do estado da Paraíba. Caso você queria fazer o download deste shapefile para importar para um banco PostGIS poderá fazê-lo clicando aqui.

Resultado da Operação

Como você notará, o que mais mudou para este procedimento desde a época em que o Kosmo estava em sua versão 1.1 (veja tutorial em PDF, publicado em 2008) foi a interface utilizada na integração entre os sistemas.

INTEGRAÇÃO DE BASES POSTGIS COM AMBIENTE SIG

É importante lembra que qualquer operação sobre a tabela que está sendo visualizada (exclusão de uma das entidades, por exemplo) é replicada na base de dados, no PostGIS. Por isso, CUIDADO!

O que acharam deste tutorial? Veja algumas postagens relacionadas com este tema:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

7 Comentários


  1. Olá Anderson. Muito interessante este site.

    Estou começando a utilizar o Kosmo para suporte de manutenção da base de dados de geoprocessamento em conjunto com o postgis.

    Percebi que o Kosmo somente lê o Schema Public, mesmo tentando All Schemas.

    existe possibildade de conectar com outro esquema?

    será que é um problema desta versão

    Responder

    1. Olá Geerli, como vai?
      Você está usando qual sistema operacional? Qual a versão do Kosmo? Portable ou instalada?
      Aparece alguma mensagem de erro?
      Abraço!

      Responder

      1. Olá Anderson,

        Estou usando a versão Instalada 2.01, no windows7 com postgis1.5 postgresql
        8.4.
        Não aparece nenhuma mensagem de erro, apenas não carrega os demais schemas.

        Obrigado!

        Responder

  2. Boas. muito bom amigo,… é sempre um prazer receber novidades 😀

    abraços

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *