Como Instalar Plugins Python no QGIS

Instalar Plugins Python no QGIS

Na sua forma nativa o QGIS já possui um bom número de ferramentas úteis para trabalhos de Geoprocessamento. Entretanto, há certas tarefas que apenas poderão ser executadas de forma satisfatória após a instalação de plugins (complementos) escritos na linguagem Python. Veremos neste tutorial como fazer a instalação de uma destas extensões (Table Manager), que serve para gestão da estrutura das tabelas de atributos dos dados geográficos como, por exemplo, criação e exclusão de campos.

TUTORIAL DE INSTALAÇÃO DE COMPLEMENTOS NO QGIS

Entenda que quando falamos em plugins neste contexto estamos nos referindo a um pequeno aplicativo, ferramenta ou rotina que acrescenta funcionalidades ao QGIS.

Veja este tutorial também em formato de vídeo (Inscreva-se em nosso Canal no Youtube):

Um detalhe importante: Certifique-se de estar conectado à internet, pois a mesma será utilizada para fazermos o download dos “pacotes” de cada extensão.

1° Passo: Acesse o Menu Complementos > Gerenciar e Instalar Complementos…

Complementos Python…

2° Passo: Após o programa abrir o instalador de Complementos Python, note a lista de extensões disponíveis para instalação.

Como Instalar Plugins Python no QGIS

3° Passo: Comece a digitar o nome da extensão desejada. Como já citado, neste exemplo queremos instalar o plugin Table Manager.

Table Manager

4° Passo: Selecione a extensão desejada clicando sobre o nome e em seguida clique em Instalar Complemento.

Ocorrendo tudo bem durante o rápido processo de instalação, deverá aparecer uma mensagem informando sobre o sucesso da operação.

Instalar Complemento

5° Passo: Procure o ícone da extensão instalada na barra de ferramentas Complementos.

Instalar Complemento no QGIS

Gostaria de fazer o download da primeira versão deste tutorial (no QGIS 1.7.4) completo no formato PDF? Acesse:

  • [download id=”33″]

MATÉRIAS RELACIONADAS

Caso você tenha alguma dúvida, elogio, crítica ou sugestão, fique à vontade para entrar em c0ntato. Por favor, deixem sua opinião sobre o tutorial nos comentários!

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

46 Comentários


  1. Bom dia Anderson,
    Seus tutoriais são muito bons, e tem me ajudado muito!
    Não entendo nada de programação e é a minha primeira esperiência com georreferenciamento. Estou tentando geocodificar endereços em uma planilha csv UTF-8, usando o complemento MMQGIS. Durante o processo surge a mensagem:
    “Erro Python: Um erro ocorreu enquanto executava o código Python: Consulte o registro de mensagens (Erro Python) para mais detalhes” e no registro de mensagens aparece:
    File “C:/Users/Eny/.qgis2/python/plugins\mmqgis\mmqgis_dialogs.py”, line 1358, in run
    shapefilename, notfoundfile, fields, service, apikey, 1)
    File “C:/Users/Eny/.qgis2/python/plugins\mmqgis\mmqgis_library.py”, line 2423, in mmqgis_geocode_web_service
    x, y, addrtype, addrlocat, formatted_addr = mmqgis_geocode_address_osm(address)
    File “C:/Users/Eny/.qgis2/python/plugins\mmqgis\mmqgis_library.py”, line 388, in mmqgis_geocode_address_osm
    message = “Failure connecting to maps.googleapis.com: ” + unicode(e)
    UnicodeDecodeError: ‘ascii’ codec can’t decode byte 0xe3 in position 36: ordinal not in range(128)
    Você pode me ajudar?
    Desde já agradeço,
    Eny

    Responder

  2. Boa tarde, Não consigo instalar o MMQGIS. Eu instalo o plugin e ele não aparece de jeito nenhum. Você sabe o que pode estar acontecendo? Já tentei algumas vezes, reinstalei, desinstalei….
    Obrigada.

    Responder

      1. Então, não aparece de jeito nenhum. E a única mensagem que apareceu dizia para reiniciar o programa que funcionaria mas não funcionou. Tenho que reinstalar o qgis será?
        Abs.

        Responder

  3. Algoritmo Pit Remove iniciando…
    Segui o passo a passo e o Taudem está dando o erro abaixo, Você pode me ajudar
    Comando TauDEM:
    C:\Program Files\Microsoft HPC Pack 2012\Bin\mpiexec -n 2 C:\Program Files\TauDEM\TauDEM5Exe\pitremove -z C:\Users\Ricardo Tadeu\Documents\Técnicos\GPS\Curso_qgis\BACIA_RP.tif -fel C:/Users/Ricardo Tadeu/Documents/Técnicos/GPS/Curso_qgis/taudem/BACIA_RP1.tif”
    ‘ascii’ codec can’t encode character u’\xe9′ in position 151: ordinal not in range(128) See log for more details

    Responder

  4. Anderson,
    Não consigo instalar o pluguin do GEarth. Erro ” no module zope.interface”. Meu Windons 7 64 bits. Já descmpatei as pastas do twsite no apps do pitton e nada. Sera que é incompativel 7 64bits?

    Responder

  5. Anderson, estou começando a utilizar o QGIS agora e não consigo instalar os complementos. O link do repositório não conecta. Você sabe me dizer por que isso acontece? Eu até salvei o plugin pra copiar pra pasta mas no meu trabalho não tenho permissão para isso.

    Responder

  6. Obrigado pelos tutoriais, eles tem me ajudado muito, porém quando fui instalar o points2one o pynthon afirma que o arquivo está corrompido. Como devo proceder?

    Responder

  7. Anderson, instalei o complemento conforme o tutorial porém ele não aparece para execução. Tem ideia do que pode estar acontecendo de errado?

    Grato!

    Responder

      1. não, foi o OpenLayers Plugin na versão 2.4.0. Durante a instalação não apareceu nenhuma mensagem de erro. Tendei reinstalar porem também não apareceu.

        Responder

  8. Boa Tarde, Anderson, estou começando a trabalhar com o QGIS 2.2.0 e não estou conseguindo introduzir o mapa do google para poder trabalhar e estudar. Será que era possível me dar uma ajuda inicial. Abraço

    Responder

      1. sim já consegui, ja estou a trabalhar sobre mapa da google earth, estou a fazer um cadastro de numeros de porta e toponimico, Acha que este programa é indicado para isso?

        Responder

          1. Anderson estive a ler um pouco sobre os material que me disponibilizou e vou aprendendo a medida que vou trabalhando. Por exemplo ocorreu-me a seguinte situação: Tenho o mapa da google earth por baixo de linhas (ruas) e pontos (nºs de Polícia) e acontece uma coisa estranha, a partir da escala 1:2000 para baixo ( até 1:1) existe um desfasamento posicional entre os vectores e o mapa. Será um problema de processamento do mapa? Ou será que me falta fazer algo mais e não me ocorre, ou este mapa esta limitado em termos de escala? agradeço compreensão, obrigada!!


  9. Oi… Preciso de ajuda para instalar o complemento Python no Qgis 2.0. Pois com a atualização do programa muita coisa mudou. Grata.

    Responder

  10. Olá Anderson, parabéns pelo site. Sou iniciante, tinha o qgis 1.8 e utilizava-o bem dentro de minha capacidade. Baixei a versão 2.0.1 e quando tento entrar nos complementos para usar as imagens do google aparece uma mensagem de erro pythotn. Você poderia me ajudar.
    Desde já agradeço sua atenção
    Émerson

    Responder

    1. Oi Hemerson, como vai?
      Agradeço pelo elogio.
      Acesse o grupo da comunidade QGIS Brasil e pesquise lá, pois tem um tópico sobre isso. Ok?
      Abraço!

      Responder

  11. No meu caso, deixei de usar o qgis e retornei para o arc gis comprando umw licença
    Home, com todas as ferramentas abertas durante um ano. Como presto muita consultoria e não posso passar mais da metade do meu dia tentando resolver problemas de plugins disso ou daquilo, essa foi a solução, retornar
    ao Arcgis original.

    Responder

  12. Esqueci de comentar que na versão 1.8 do QGIS não tem essa opção de “Adicionar um grupo de terceiro repositório”.

    Parabéns pelo site.

    Responder

  13. Fui instalar o plugin Elevation, e deu esse erro. Assim como vários plugins que tentei instalar.

    Responder

  14. No meu caso aparece isso.. o que deve ser ?

    Impossível carregar complemento ‘elevation’ de [‘C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python’, ‘C:/Users/Nágem/.qgis//python’, ‘C:/Users/Nágem/.qgis//python/plugins’, ‘C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python/plugins’, ‘C:\Windows\system32\python27.zip’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\DLLs’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib\plat-win’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib\lib-tk’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\qgis\bin’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib\site-packages’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib\site-packages\PIL’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib\site-packages\win32’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib\site-packages\win32\lib’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib\site-packages\Pythonwin’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\Python27\lib\site-packages\wx-2.8-msw-unicode’, ‘C:\PROGRA~2\Quantum GIS Lisboa\apps\qgis\python\plugins\fTools\tools’]

    Traceback (most recent call last):
    File “C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python\qgis\utils.py”, line 143, in loadPlugin
    __import__(packageName)
    File “C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python\qgis\utils.py”, line 309, in _import
    mod = _builtin_import(name, globals, locals, fromlist, level)
    ImportError: No module named elevation

    Versão do Python:
    2.7.2 (default, Jun 12 2011, 15:08:59) [MSC v.1500 32 bit (Intel)]

    Versão do QGIS
    1.8.0-Lisboa Lisboa, 6416f38

    Caminho para o Python: [‘C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python’, ‘C:/Users/N\xc3\xa1gem/.qgis//python’, ‘C:/Users/N\xc3\xa1gem/.qgis//python/plugins’, ‘C:/PROGRA~2/Quantum GIS Lisboa/apps/qgis/./python/plugins’, ‘C:\\Windows\\system32\\python27.zip’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\DLLs’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\plat-win’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\lib-tk’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\qgis\\bin’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\PIL’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\win32’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\win32\\lib’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\Pythonwin’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\Python27\\lib\\site-packages\\wx-2.8-msw-unicode’, ‘C:\\PROGRA~2\\Quantum GIS Lisboa\\apps\\qgis\\python\\plugins\\fTools\\tools’]

    Alguém pode me ajudar ??
    Obrigado

    Responder

  15. Não consigo delimitar bacias hidro no Qgis usando o Taudem.
    Instalei o Taudem e o MPICH2. Qndo executo o PIT REMOVE fica somente processando. Tem como me ajudar?

    Responder

  16. Instala os plugins mas nada funciona. Retorna um erro de execução do python infelizmente tentando resolver a dias.

    Responder

  17. Boas!

    Gostaria de saber se é possivel instalar o Sextante em modo offline.

    Cumprimentos!

    Responder

  18. Quero instalar o plugin Terra Legal no QGIS Lisboa 1.8 e da um erro medonho nao instala..poderia me ajudar…

    Abraços…

    Aguardo respostas por favor..

    t+

    Responder

  19. boa tarde.
    instalei o qgis, mas precisava de estabelecer ligaçao com o google earth.
    como posso fazer?
    agradecia a ajuda.

    Ricardo Cardoso

    Responder

  20. Bom dia, Anderson.

    Instalei o QGIS, mas não estou conseguindo instalar o SEXTANTE. Sou leigo tanto em GIS quanto no Linux, instalei hoje na minha máquina os dois (OS e Software) e pretendo estudar um pouco.

    Uso Ubuntu 12.04 (x64). Poderia me ajudar com o script para fazer via terminal. Sugestão, acho que seria interessante colocar um passo-a-passo para leigos (como eu) instalar via terminal.

    Um abraço e parabéns pelo página.

    Responder

  21. Anderson, vc sabe se existe uma ferramenta split no quantunGis ou em outro software livre?

    Responder


  22. Boa tarde Anderson… voce tem algum manual em português desse software (Quantum GIS) ? quero muito conhecê-lo. Onde trabalho o pessoal o utiliza, mas eu sou leigo na área

    Responder

      1. Obrigado pelo link.. o blog eu lancei hoje… é apenas o primeiro post, rsrs. fique à vontade para divulgar, comentar e sugerir…
        Abraços

        Responder

          1. Ok, siga então @ClickGeo. Outros perfis que publicam regularmente sobre o QGIS: @geoparalinux @jpsantos2002 @sadeckgeo @geojcarlos
            Abraço!


  23. Para mim esse tutorial foi perfeito, pois era justamente um plugin para essa finalidade que eu estava procurando.
    Obrigada Anderson.

    Responder

    1. Que bom que foi útil Andrea. Caso precise de algum tutorial específico basta indicar nos comentários para que se possível eu possa elaborá-lo.
      Abraço!

      Responder

  24. Muito legal Sr. Anderson.
    Existem coisas no mundo geo que a gente leva tempo prá saber o seu real significado.
    Muitos são os conceitos e eles vêm juntos e a gente não consegue digerir.
    À medida que o tempo passa as coisas vão clareando.
    Finalmente chegou a vez do tal do Python que prá mim parece caviar, a gente sabe que existe mas só ouve falar.
    Valeu e aquele abraço.

    Responder

    1. Olá Sívori. Agradeço por seu comentário.
      Você ficou com alguma dúvida? Eu te enviei um e-mail outro dia sobre uns dados que eu estava procurando. Você chegou a ver?
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *