Como Importar Arquivos PDF para PostgreSQL

Como Importar Arquivos PDF para PostgreSQL

Dica para quem está estudando a tecnologia dos bancos de dados: Neste tutorial será abordado como incluir arquivos PDF em um Banco de Dados utilizando o SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) PostgreSQL, que comprovadamente é um maduro e robusto software livre. No final desta matéria você encontrará acesso à um vasto material gratuito sobre o PostgreSQL.

Este tutorial é um Guest Post elaborado por Amarildo Rosa de Oliveira Junior, natural de Goiânia-GO. Tecnólogo em Geoprocessamento pelo IFG – Instituto Federal de Goiás (2014). Tem experiência em Cadastro Técnico Urbano e Rural, elaboração de mapas em gerais, Agricultura de Precisão. Já participou da Pesquisa Científica para TRANSPETRO (Transformação de Coordenadas – TPS) com professores renomados internacionalmente na área de Geotecnologias.

GESTÃO DE ARQUIVOS PDF NO POSTGRESQL

Desde já, recomendamos que consulte também o seguinte tutorial complementar a este conteúdo:

Para iniciar a importação do PDF para o PostgreSQL, abra o pgAdmim III e Acesse:

  • Banco de Dados → postgres → Esquemas → public

Perceba na imagem abaixo que ainda não temos Tabelas criadas.

Inserir Arquivo PDF em Banco de Dados – PostgreSQL

Para criar a tabela clique com o botão direito do mouse sobre Tabelas e acesse Nova Tabela….

Como Importar Arquivos PDF para PostgreSQL

Na janela Nova Tabela…, na aba Propriedades, determine o nome da Tabela (em minúsculo) e defina quem é o “Dono” da tabela.

Como Importar Arquivos PDF para o PostgreSQL

Na aba Colunas, adicione as colunas: id do tipo integer e não nulo (NOT NULL) e Arquivo do tipo oid (este detalhe é muito importante).

Como Importar Arquivos PDF

Para concluir a criação da tabela, acesse a aba Restrições e defina a coluna id como Chave Primária e clique em OK.

PDF para PostgreSQL

Perceba que a tabela que acabamos de criar (dados) já está inclusa na área de Tabelas mas ainda não foram inseridos os arquivos (*.pdf).

Para inseri-los acesse Executar consultas SQL arbitrárias (Query) clicando no ícone que tem uma página/folha onde está escrito SQL e um Lápis conforme mostra a figura abaixo.

Como Importar Arquivos PDF para o SGBD PostgreSQL

Na janela Query basta inserir o seguinte comando:

insert into NOME_TABELA values (1, lo_import(‘DIRETORIO DO ARQUIVO’));

Repare que no Painel de saída confirma que o arquivo foi inserido com sucesso.

Como Importar Arquivos PDF para o Software PostgreSQL

Para verificar como este arquivo é representado na tabela volte ao pgAdmin III selecione a Tabela dados e clique em Visualizar os dados no objeto selecionado e perceba que o arquivo é representado pelo número 40965.

Importando Arquivos de PDF para o PostgreSQL

E assim atingimos nosso objetivo. Qualquer dúvida ou correção entre em contato.

Outras dicas e tutoriais sobre banco de dados e PostgreSQL:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

4 Comentário

  1. Kyle Felipe Vieira Roberto disse:

    olá anderson, tentei fazer uma insersão aqui e apresentou o seguinte erro

    ERROR: syntax error at or near “1”
    LINE 1: insert into DOCUMENTOS_PROPRIEDADES (1, lo_import(‘Y:\3 – A …
    ^
    ********** Error **********

    ERROR: syntax error at or near “1”
    SQL state: 42601
    Character: 38

  2. Boa mesmo Anderson!
    Estou tentando a meses criar um sistema em delphi para quardar estes arquivos PDF’s e até o momento não consegui. Que pena que sua dica é em PostGreSQL. não conheco este banco de dados.
    Se você pudesse fazer uma dica de como gravar e ler em Mysql ou paradox agradeceria.

  3. Não achei muito útil. Esse type é para guardar objetos grandes apenas. Qualquer objeto, não apenas PDFs. E só guardar. Não há nenhum outro benefício além da possibilidade de se fazer um backup único do banco e integrar tudo num lugar só. Mas além disso o benefício é zero. Muito mais interessante seria associar o sistema a um Alfresco que leria os PDFs e indexaria numa base, além de manter versões de cada alteração e possibilitar busca dentro do PDF usando vários métodos de text search…

  4. Olá Anderson, muito boa dica! Agora era interessante saber como (quais programas/ferramentas) puder visualizar/abrir o pdf.

1 Trackback / Pingback

  1. Como Importar Arquivos PDF para PostgreSQL » DbRunas

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*