Como criar Hiperlink no Quantum GIS

Criar Hiperlink no QGIS

Este tutorial faz parte de uma série sobre as funcionalidades do QGIS. Desta vez vamos aprender como criar um hyperlink ou hotlink neste programa. Criar um hiperlink significa relacionar um dado gráfico vetorial com um arquivo de imagem. Vamos criar o relacionamento entre um shapefile que representa quadras, com um arquivo de imagem, uma fotografia de uma casa.

Caso você queira saber como realizar a criação e configuração do hiperlink em outros softwares para Sistemas de Informação Geográfica (SIG), leia os tutoriais abaixo:

CRIAÇÃO DE NOVO CAMPO

Primeiramente, coloque o layer em modo de edição.

Entrar em Modo de Edição

Agora nosso dado está pronto para ser editado para configuração do hotlink. Crie e alimente um novo campo na tabela de atributos. Para isso escolha a opção “Abrir Tabela de Atributos”.

Abrir Tabela de Atributos

Use o ícone “Criar o novo campo“. Configure a criação dessa nova coluna como na imagem abaixo. O nome da coluna pode ser qualquer um de sua escolha. Já o campo comentário é opcional.

Curso Online de AutoCAD

Esteja atento quanto a escolha do tipo correto de dado, neste caso string. O limite da largura é 255 caracteres. Em seguida, clique em “Ok”.

Nova Coluna

CONFIGURAÇÃO DO HIPERLINK

Preencha este campo com o caminho até o arquivo da imagem. Tenha certeza de que está colocando o dado correto para a feição desejada.

Inserção dos Dados

Para consultar o resultado desta operação, use a Ferramenta de eventos ID e eVis, através do menu:

  • ComplementoseVisFerramenta de evento ID eVis

Acesse este Menu

Em seguida, clique sobre a entidade que possui o atributo a ser consultado, no caso, o lote que está associado com a imagem que queremos visualizar.

Hiperlink no Quantum Gis 1.6.0

DOWNLOAD DO TUTORIAL

Este tutorial está disponível para download gratuito, no formato PDF. Para baixar o arquivo, clique no link abaixo.

É também possível criar o hyperlink de forma que seja abertos ou executados arquivos por outros aplicativos. A explicação deste procedimento ficará para um tutorial futuro. Caso você tenha alguma dúvida, elogio, crítica ou sugestão, deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

36 Comentários


  1. Anderson, eu gostaria de colocar as imagens para cada ponto. Se eu fizer com as imagens salvas no meu computador, se for abrir em outro, não vai conseguir acessar a imagem, certo? Como faria nesse caso?

    Responder

  2. Olá Anderson, é possível criar um hiperlink para arquivos .doc/.docx?
    Na verdade o que eu queria era anexar arquivos de pareceres técnicos na tabela de atributos da camada de lotes, porém é impossível. Já fiz hiperlink pra imagens e ajudou bastante (agradeço á você pelo tutorial), mas gostaria de poder anexar esses arquivos para uma melhor visualização.
    Desde já eu agradeço.

    Responder


  3. olá,
    sobre o hiperlink buscando de um servidor web(Epicollect), qual seria o procedimento? grato.

    Responder

  4. ANDERSON, ESTOU PRECISANDO DE UMA AJUDA PARA CONVERTER UM ARQUIVO CAD EM CHAPE FAIRE, PARA FAZER O CAR-CADASTRO AMBIENTAL RURAL DA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE E NAO ESTOU CONSEGUINDO, BAIXEI O QUANTUM GIR 2.01 E ESTOU TRANSFORMANDO O ARQUIVO CAD DWG EM DXF E DEPOIS IMPORTO PELO QUANTUM E ACHO QUE ESTOU FAZENDO ERRADO POIS TEM QUE GERAR 4 ARQUIVO E ESTÁ GERANDO SOMENTE TRES. GOSTARIA DE SABER VOCE SABE FAZER ESTA TRANSFORMAÇÃO OU CASO CONTRARIO SE VOCE SABE DE ALGUM CURSO PARA QUE EU POSSA APRENDER. OBRIGADO .

    C. GOTARDO

    Responder

  5. Consigo utilizar o EVIS quando os arquivos encontram-se em minha máquina. Porém quando salvo em CD ou envio para o servidor o link do arquivo de imagem se perde. Tem como eu fazer um link imagem ao ponto de forma que ele busque sempre na pasta onde está o arquivo shape, por exemplo? Ou, existe uma maneira correta de preencher o link? Desta forma eu poderia gravar em um cd e outra pessoa conseguiria abrir o arquivo rodando o evis.

    Att,
    Guilherme Vianna Vacilotto

    Responder

  6. Olá: Eu necessitaria tirar uma dúvida no QGis que para mim está sendo crucial. A minha tabela de atributos de uma determinada coluna, tem 28 linhas. Quando eu clico em categorizar e classificar, aparce na tela do QGis somente 17. Como eu faço para apercer todas as 27 linhas? No compositor de impressão também só aparece 17. Agradeceria muito um dica de resolução. Armínio

    Responder

  7. Anderson, fiz o procedimento do tutorial e deu tudo certo. No entanto, quando eu utilizava a ferramenta de eventos ED eVis e mostrava o hiperlink, a mapa, ao fundo, sumia. Eu queria saber se isso é uma bug do qgis ou algum erro de configuração. Desde já, agradeço.
    Utilizo o QGis 1.8, win 7 ultimate 32bits.

    Responder

  8. O problema é que se deixar todas as imagens de Portugal carregadas, o projeto fica muito carregado e muito lento. Se houvesse maneira de só carregar a quadra que me faz falta em cada momento, era o ideal.

    Responder

  9. Oi!
    Uma pergunta sobre o hiperlink: Tenho uma shape que é uma grelha com quadras dos ortofotomapas de Portugal. Cada quadra abre uma imagem georreferenciada. Mas o que eu quero, não é só que abra a imagem do mapa numa janela. O que eu quero mesmo é que ao clicar na imagem ela seja carregada no projeto. Há alguma maneira de fazer isso?

    Responder

    1. Arm, neste caso não é uma questão de hiperlink. Olhando rapidamente para sua situação, o mais viável seria deixar ela carregada no projeto mas apenas não visível.
      Abraço!

      Responder


  10. Só para deixar uma satisfação do gerenciador de plugins que não funcionava.
    O problema estava em um caracter especial no nome da pasta de usuários.
    Nunca usar, portanto, caracteres especiais, nem espaços em branco.
    A solução veio da Alemanha. Incrível, não?
    Abraços.

    Responder

  11. Anderson,
    Existe alguma função no QGis que possa somar o comprimento de duas feições lineares? Vou explicar melhor: Tenho dois shapes de dois trechos rodoviários distintos e contínuos e quero saber a soma do comprimento dos dois.
    Já gastei um bom tempo nesta situação, mas não consigo achar a resposta.
    Poderia me ajudar?
    Obrigado.

    Responder

  12. Anderson,muito obrigada por publicar este material para nós. Espero que em 2011 tenhamos sempre mais de suas publicações.
    Para mim e para meus colegas aqui da empresa seu site é o melhor de todos da área. Parabéns!

    Responder

  13. Sem exagero: Salvou minha vida (ou pelo menos meu emprego) 🙂 !

    Responder

  14. Instalei o QGis 1.6 por cima do QGis 1.5 no notebook.
    Quando vou fazer a instalação dos complementos, surge uma mensagem dizendo que o plugin está quebrado e no log está escrito algum problema relacionado ao phyton.

    Anderson Medeiros :Qual é o seu sistema operacional? Se for Windows, a instalação do QGis 1.5 inclui a opção “Unistall” no menu iniciar.

    Aí fui no menu iniciar do Windows 7 e na pasta osgeo4w não aparece nenhuma opção de desinstalação, com exceção do apache.
    Estou fazendo uns testes nas opções desktop de instalação avançada do osgeo4w.
    Vamos ver se consigo normalizar.
    Por enquanto obrigado.

    Responder

  15. Olá.
    Fui fazer a atualização no Note da versão 1.6 sobre a versão 1.5 a algumas coisas, como o instalador de complementos, não estão funcionando.
    Se o melhor remédio for reinstalar o QGis, não estou bem certo de como fazê-lo.
    Abraço.

    Responder

  16. Existe espaço neste blog, para submeter dúvidas que enfrentamos no dia-a dia?

    Responder

    1. Sívori, que bom que o procedimento funcionou.
      Você já está fazendo uso do espaço para tirar dúvidas (os comentários) :D!
      Mas devo informar que dúvidas são respondidas de acordo com minha disponibilidade de tempo para isso, pois como você deve saber, as informações disponíveis aqui são publicadas em momentos de folga.
      Abraço!

      Responder

  17. Retiro o que disse anteriormente.
    Funcionou PERFEITAMENTE.
    Muito legal, obrigado.

    Responder

  18. Este procedimento é muito aproveitável nas minhas tarefas.
    Ocorre que fiz o tutorial tintim por tintim e a imagem não apareceu.
    Será que é algum problema de configuração?
    Estes tutoriais estão sendo de grande serventia para mim, que estou iniciando na tecnologia.
    Obrigado e um abraço.

    Responder

    1. Sívori,
      Apareceu alguma mensagem de erro? Você indicou o caminho completo e correto até onde está a imagem, incluindo o nome do arquivo e a extensão?
      Abraço!

      Responder

    1. Realmente, muito bom o tutorial. Existe a possibilidade de fazer hyper link para sites web? Grato

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *