gvSIG: Criar colunas numa Tabela usando Sextante

Criar Novas Colunas numa Tabela usando Sextante

Uma das características dos softwares de SIG é a possibilidade de gerenciar bases de dados alfanuméricos, quer estas estejam armazenadas em tabelas individuais, quer integradas à um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD). Neste tutorial vamos exemplificar como criar uma nova coluna numa tabela de atributos utilizando o módulo Sextante no gvSIG.

ADIÇÃO DE NOVO CAMPO USANDO SEXTANTE

Caso você não saiba ainda de que se trata a extensão Sextante, recomendo que leia a matéria disponível no link abaixo:

Em nosso exemplo vamos criar uma camada com a divisão municipal do Estado da Paraíba que terá um novo campo em sua tabela de atributos.

Essa nova coluna chamaremos de IDHM, pois irá armazenar dados do chamado Índice de Desenvolvimento Humano Municipal. Vale lembrar que este índice é composto por números que podem variar entre 0,0 e 1,0. Assim, o campo não pode ser do tipo inteiro (que não permite dados decimais) nem string (texto).

gvSIG: Dados Geográficos

Para começar, acesse o menu SEXTANTE → Caixa de Ferramentas.

Sextante for gvSIG

Na caixa que será aberta, use a ferramenta de busca e encontre a opção Tools for vector layers → Add field.

Sextante: Add Field

Na janela seguinte, informe a camada de entrada (pb, neste caso). Note em Options o nome da coluna, por padrão, vem em branco e o tipo dela vem Integer (Inteiro).

Sextante: Add Field on gvSIG

A seguir, apresentamos a tala com alguns parâmetros alterados. Por exemplo, informamos o nome da coluna (IDHM) e o tipo do dado Double (com tamanho total de dígitos 6 e 3 casas de precisão). Optamos por salvar a camada apenas na memória temporária. Depois clicamos em OK.

Tutorial Sextante: Add Field on gvSIG

Neste tipo de operação é criado um novo vetor. Na imagem a seguir você pode visualizar a nova camada gerada (pb-2) com o novo campo na tabela de atributos.

Como criar um novo campo usando Sextante no gvSIG

Fácil, não é? Aguardamos seus comentários.

Veja também os seguintes materiais sobre gvSIG:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

25 Comments on “gvSIG: Criar colunas numa Tabela usando Sextante”

  1. Gostaria de saber se tem alguma versão do GVSIG para windows 8, se sim como posso instala-lo?

  2. Boa tarde, estou precisando de uma programa que gere os mapas das Regionais Administrativas de BH. Estou fazendo isso no R, só que ele gera tudo junto. Eu gostaria de gerar separadamente. Esse programa consegue fazer isso? E o windows que tenho é o 8. Desde já agradeço.

  3. marcos garcez disse:

    Boa tarde
    Anderson, gostaria de saber qual versão do GVSIG é 32 bits, pois baixei uma versão aqui e nao consigo executar em meu PC pois a versão é 64 bits, veja o link que eu possa baixar a versão 32 bits.
    Agradeço ajuda.

  4. Felippe Pessoa de Melo disse:

    Qual é o procedimento para realizar a composião RGB no GVSIG 11?

  5. Gustavo Valladares disse:

    Prezado Anderson,

    Estou tentando iniciar o uso do GVSIG 1.11.
    No sextante operacao rasterization interpolation, quando tempo transformar um shapefile em raster sai a mensagem abaixo. Saberia o que está acontecendo?

    java.lang.ArrayIndexOutOfBoundsException: 354

    1. Olá Gustavo, como vai?
      Creio que o problema tenha sido uma imcompatibilidade dos parâmetros fornecidos na operação, em especial nos relacionados à matriz de interpolação.
      Abraço!

  6. Prezado e digníssimo Anderson, é a primeira vez que visito teu blog. Tenho uma dúvida quanto à segurança na instalação do gvSIG 1.11. Uso o Windows 7 Ultimate 64 bits. Ao iniciar o processo de instalação do gvSIG aparece um alerta de segurança dizendo que “O arquivo não contém uma assinatura digital válida que verifique o editor”.

    Já passei o Nod32 antivírus e está limpo. Apesar do alerta de segurança, é confiável a instalação do gvSIG? Desde já, muitíssimo obrigado e parabéns pelo teu blog.

    1. Olá Maqsud, bom ter você visitando o blog.
      Sobre sua pergunta: É seguro sim instalar. Essa mensagem é normal. Pode ir sem medo.
      Fico no aguardo de suas próximas visitas e comentários.
      Um abraço!

      1. Obrigado, meu caro. Creio que esse software me ajudará na execução do meu TCC. Até mais.

    1. Anderson Medeiros disse:

      Juliana, tudo bem?
      Sim, deve-se instalar a partir de download no site oficial. Abraço!

  7. Oi, Anderson

    Estou tentando usar o gvsig 1.11 no windows 7 64bits e está com muitos bugs. Quando gravo algum arquivo, na hora que resolvo abrí-lo, o programa dá erro grave, estou tentando desinstalá-lo, e o arquivo de desinstalação não funciona. Tem alguma ideia?

    1. Olá Leandro, tudo bem?
      Você tentou desinstalar pelo painel de controle? Ao instalar, está usando a versão que já vem com o java incluído? Após desinstalar, apague todas as pastas criadas pelo programa em C:Arquivos de Programas.
      Se não der certo, entre em contato. Abraço!

  8. Caro Anderson, optei pelo gvSIG. Já instalei a versão 1.11 e agora estou usando a versâo 1.9. O problema é que a instalação dessas versões não tem o pacote de georreferenciamento (o TELEDETECCION) para poder trabalhar com as imagens do google. Já tentei baixar essa extensão TELEDETECCION mas não a acho em nuhum lugar, até no site do gvSIG não é possível baixá-la, só tem o link mas não tem nada para baixar. Vi um outro comentário dizendo que na versão 1.10 as funcionalidades de georreferenciamento e medições de áreas foram retiradas, por isso instalei uma versão anterior, a 1.9, mas também fica faltando essas extensões que parecem têm que ser baixadas separadamente. Um GIS que não trabalha com georreferenciamento não é um GIS e sim um CAD.
    Onde posso achar a extensão TELEDETECCION? Pode me encaminhar o link?
    Mais uma vez obrigado

    José

    1. Olá José, tudo bem?
      Francamente já faz uns dias que não uso o gvSIG e em especial essa extensão. Farei o seguinte: Vou enviar essa sua dúvida para o Grupo gvSIG Brasil e recebendo respostas referentes a esse contexto, postarei aqui para você, ok?
      Abraço!

      1. Muito obrigado Anderson,
        baixei a extensão e já esta funcionando, agora é familiarizar com os botões, por exemplo faço um polígono mas depois não consigo apagá-lo para fazer outro então acabo saindo do projeto sem salvar. De qualquer forma já está resolvendo minha necessidade.

        José

  9. José Henrique disse:

    Caro anderson, estou procurando um software GIS para demarcação e medição de áreas baseadas em imagens de satélite (imagem google) que seja gratuito e fácil de usar. Não preciso de muita sofisticação, só mesmo o cálculo de áreas. Na minha procura achei o SPRING do INPE e o GVSIG, qual você recomenda para o meu propósito?
    Atenciosamente,
    José Henrique

    1. Qualquer um dos dois faz isso. Recomendo o gvSIG por ser mais amigável. Mas veja a questão da precisão do cálculo de áreas com base em imagens do Google. Considere sua tolerância de erro.
      Abraço

  10. Alberto Calderon disse:

    Bom dia Medeiros,
    é possível indicar os pré-requisitos para trabalhar com imagens na versão gvSIG 1.11.0 final.
    minha maquina é window XP profissional service pack 3.

    Alberto Calderon
    Alberto.canessa@gmail.com
    (61)3312-4881

  11. Murilo Cardoso disse:

    Nada de versão estável pra Mac…ainda bem que temos o OADE o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *