Conheça Melhor o gvSIG Mobile

Que o gvSIG é um dos mais populares softwares livres para SIG não é nenhuma novidade. Mas ainda há certas potencialidades do projeto gvSIG que na minha opinião podem ser melhor divulgadas e exploradas. Um exemplo disto é o gvSIG Mobile. Você costuma fazer uso desta ferramenta? Vou comentar a partir de agora algumas características deste importante aspecto do projeto.

O que é o gvSIG Mobile

A versão mobile do gvSIG é um programa para SIG (Sistema de Informações Geográficas) voltado para dispositivos móveis, ideal para projetos de coleta e atualização de dados em campo.

Assim como a versão Desktop, o gvSIG mobile se caracteriza por dispor de uma interface bastante amigável, suportando os principais formatos de dados utilizados em SIG.

O aplicativo conta ainda com bom número de ferramentas úteis para manipulação  de dados espaciais.

Deve-se destacar que o gvSIG Mobile é, de acordo com o site oficial, o primeiro software livre cliente de infraestrutura de dados espaciais para dispositivos móveis.

Outras características importantes do programa incluem o fato deste também ser desenvolvido em JAVA e distribuído pela licença GNU/GPL.

O desenvolvimento da versão mobile  é realizado de forma tal a tornar fácil sua extensibilidade, ou seja, ele permite que o programa seja aperfeiçoado e adequado para a aplicação desejada.

Está disponível em diversos idiomas, entre os quais o espanhol, inglês, francês, italiano, e alemão. Quem sabe em breve teremos a versão em português, em especial através do aumento de usuários brasileiros.

O aplicativo está disponível para as plataformas que suportam Java Micro Edition CDC 1.1. Atualmente, opera nas seguintes plataformas:

  • Windows Mobile 5.0
  • Windows Mobile 6.0

Funcionalidades

Algumas ferramentas incluídas nesta versão do gvSIG são :

  • Suporte aos formatos vetoriais: SHP, GML, KML, GPX.
  • Suporte aos formatos matriciais: ECW, JPEG, PNG, GIF.
  • Aceso a serviços remotos: WMS.
  • Navegação: Zooms, centralizador, etc.
  • Consultas: Informação, exibir coordenadas, medir distâncias, cáculo de áreas.
  • Seleção: Por ponto, por retângulo, por atributos, apagar seleção.
  • Pesquisa: Por atributo.
  • GPS: Conexão com GPS interno/externo, reprojetar para UTM, waypoints, tracklog en formatos GPX e CSV, cálculo da distância entre a localização e destino.
  • Edição gráfica: Creação de pontos, linhas e polígonos.
  • Edição alfanumérica: Formularios personalizados.
  • Representação Vetorial: Editor de Símbolos, exportar para GML, KML e SHP.
  • Tabelas: Importar e exportar campos a partir do gvSIG Desktop.
  • Otros: Portabilidade e integração de dados com a versão Desktop.

Download do gvSIG Mobile

Você pode baixar o gvSIG Mobile a partir do site oficial ou através dos links abaixo.

Então fica ai a dica. Espero que tenham gostado.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

30 Comentários


  1. Caro Anderson, parabéns pelo Blog. Gostaria de saber se existe algum aplicativo para Android em que é possível navegar em modo offline utilizando imagens do satélite landsat-8 e arquivos Shapefiles. Trabalho com fiscalização de áreas desflorestadas. Com essa proposta gostaria de conferir maior versatilidade ao trabalho que, atualmente é efetuado pelo globalmapper utilizando um notebook. Muito obrigado.

    Responder

  2. Olá, preciso de ajuda para operar o GvSig mobile, preciso do básico, como inserir poligonos, como fazer navegação real….por favor alguem pode me ajudar no passo a passo…….desde já agradeço…

    Responder

  3. ola anderson bom dia

    estou com uma questão simples aqui.

    preciso calcular o comprimento de todas as ruas de uma cidade no GVSig mas não se3i como utilizar o campo expressão pra isso. ja tenho todas as ruas no atributo. alguem sabe executar isso?

    att

    Responder

  4. Olá Anderson.

    Estou a procura de um GPS/PDA que possibilite edição/criação de pontos, linhas e polígonos e que também tenha suporte a imagens georreferenciadas para auxiliar nessas pré-edições e na localização em campo.

    O GVSig possibilita isso? tem como inserir imagens georreferenciadas ou é preciso georreferiá-las diretamente no gvsig, já que ele não aceita geotiff…

    Saberia um GPS/PDA para me indicar??
    Muito obrigado!

    Responder

  5. Olá pessoal!
    Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito da melhor alternativa gratuita para GIS mobile. Seria o gvSIG, o QGis..?
    Eu precisarei utilizar uma dessas ferramentas para a coleta de dados em campo, mas ainda não tenho experiência no uso dessa ferramenta.
    Alguém poderia compartilhar a experiência?
    Desde já, obrigada!

    Responder


  6. Olá Anderson, gostava de deixar um SOS pois ainda não consegui seleccionar o meu problema com o meu professor, se nos pode-se ajudar ou por alguém ficaríamos muito gratos. Obrigado pela atenção e bom fim de semana.

    Responder

  7. Olá Anderson, eu estou orientando o Olegário com esse trabalho e só postei para esclarecer o problema. Também não consigo resolver isto e por isso estamos ambos a pedir ajuda.

    Responder

  8. Olá.
    O problema do Olegário está relacionado com o bloqueio do Mobile quando activa a recepção do sinal GPS. Funciona tudo bem até isso ser ligado. Assim que o GPS é activado, o mobile fica bloqueado e é necessário fazer um Reset para voltar ao normal. O problema não está no GPS porque no mesmo PDA está o ArcPAD instalado e funciona às mil maravilhas, sem problema algum. Pode eventualmente ser um problema de configuração…
    Está a ser usado um PDA HTC com o Windows Mobile 5.0 e o gvSIG Mobile 0.3.
    Obrigado,
    Jacinto

    Responder

  9. Ao utilizar um PDA onde tenho o GVsig e estou a fazer um levantamento de vários prédios, com esse programa. Introduzi um mapa de apoio e criei ficheiros (shapefilel) de pontos e polignos, no Quantum GIS (1.6.0) introduzia tudo no PDA com um ficheiro xml onde esta um formulário com as características que quero dar aos prédios que marcar . Para fazer esse trabalho e para localizar aonde eu estou no mapa para a realidade ligo o sistema GPS, isso é o que me vai dar no mapa do PDA a localização certa para eu marcar ai o ponto e descrever esse mesmo ponto como o prédio me causa. Mas quando ligo o GPS no GVsing o PDA bloqueia não dá nada. Mesmo que ligue o GPS no GVsig ele bloqueia o programa mesmo sem trabalho nenhum por traz. Já experimentei as portas todas para ligar o GPS ao GVsig só uma é que dá a (com5) e ao aceitar a ligação detectando os satélites e dando a descrição do PDOP e as coordenadas ele esta um bocado nem um minuto e bloqueia tudo. Porque será? Abraços e obrigado

    Responder

  10. Olá boas….
    Eu estou na universidade de Aveiro a fazer um projecto com o PDA, estou a fazer uma marcação de prédios devolutos na cidade de Águeda, mas não estou a conseguir ultrapassar um problema que me esta a surgir com o GVsig 0.3. Pois quando pretendo ligar-me aos satélites para o PDA me dar a posição certa onde eu estou, encrava tudo e já esperei bastante tempo para ver se demorava e até já troquei de PDA e não consigo. Será que me poderia ajudar. URGENTE.
    Se pudesse também mandar uma resposta para minha caixa de correio para que depois pudesse ser discutido por vários elementos da instituição. (olegariorocha@ua.pt)
    Obrigado pela atenção e a quem me queira ajudar pois isto é muito importante.

    Responder

    1. Olá Olegário,

      Sinceramente, com base em seus comentários não consegui entender o problema. Poderias ser mais claro? Espero poder lhe ajudar. Um Abraço!

      Responder

  11. Bom dia Anderson, o seu blog é 5 estrelas.
    Eu estou a tentar implementar um sig desktop Open source aqui onde trabalho, mas tem de ter um SDE client para aceder (acessar) o banco de dados SIG que está em SQL server.
    Eu não estou conseguindo fazer isso…sabe se há alguma incompatibilidade ?? (temos o arcgis server 10).
    Obrigado

    Responder

      1. Viva.
        Presumo pela sua resposta que não é possível. Posso tentar a migração, mas já começam a ser demasiadas mudanças para algumas mentes. Tenho que avançar com prudência. Mas hei-de lá chegar.
        Obrigado uma vez mais.

        Responder

        1. Olá Gonça-lo, tudo bem?
          Realmente nunca enfrentei este seu tipo de problema. O que acha de enviar sua dúvida para o grupo da comunidade brasileira de gvSIG? Em geral alguém responde as perguntas.
          Abraço!

          Responder

  12. Parabéns pelo blog. O problema do gvSIG Mobile reside na plataforma em que roda. Em tempos de Android crescendo exponencialmente, iOS super forte e o moribundo Symbian (ainda!) líder no market share acumulado-ano fica inviável inclusive a divulgação.

    Responder

  13. Olá anderson, eu instalei o gvsig mobile 0.3 no meu pda com wm 6.1 e quando inicio ele só aparece a tela inicial(Logo) e depois nao aparece mais nada. Sabes o q tem que fazer alem da instalação?

    Responder

    1. Jefferson,
      Como mencionei na postagem o aplicativo opera atualmente, opera nas seguintes plataformas: Windows Mobile 5.0 e Windows Mobile 6.0. Por hora a versão 6.1 está fora da lista.

      Responder

  14. Olá, Anderson
    Vc saberia me informar se uma aplicação em GVSig Mobile poderia consumir um serviço do ArcGis Server?
    Aguardo retorno e desde já parabenizo pelo seu trabalho.
    Att.
    Joseanny

    Responder

    1. Olá Joseanny, tudo bem?
      O objetivo dos aplicativos são distintos. O ArcGIS Server é um produto para implementação de um SIG na Web, o chamado WebMapping/WebGis. Conforme explicado no post, o gvSIG mobile é um programa voltado para dispositivos móveis, ideal para projetos de coleta e atualização de dados em campo.
      Se você deseja implementar uma solução geográfica para internet utilizando softwares livres, indico que utilize o MapServer + i3Geo, ou GeoServer + Open Layers, ou outros similares.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta entrar em contato através dos comentários do blog.
      Abraço!

      Responder

  15. Só opera no 5.0 ou no 6.0 né? Por isso que não to conseguindo… Utilizamos o 6.1 aqui!!
    Ótimo post!!! Abração

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *