gvSIG: Extrair Coordenadas de Pontos – Parte 2

No artigo anterior, aprendemos como inserir as coordenadas de pontos em uma tabela de atributos utilizando a calculadora de campos do gvSIG. Conforme prometido nesta etapa veremos como realizar a mesma tarefa usando o módulo Sextante.

EXTRAINDO COORDENADAS USANDO O SEXTANTE

Você perceberá que utilizando a extensão Sextante, a extração de coordenadas de pontos é ainda mais simples do que usando o método da calculadora de colunas da tabela.

Insira os dados geográficos numa Vista no programa (Sistema de Projeção EPSG: 4291). Desta vez vamos utilizar dados geográficos do lindo Estado do Pará e um conjunto de pontos representando minas fictícias. Os arquivos usados neste tutorial podem ser baixados gratuitamente (download aqui).

PASSO A: Clique no ícone do Sextante, destacado com um quadro vermelho na imagem abaixo.

Pará - Minas Fictícias

PASSO B: Veja como o sistema é intuitivo: Conforme indicado abaixo, utilize a ferramenta de busca da janela para buscar o algorítmo Add coordinates to points, ou seja, adicionar coordenadas para pontos.

Para executar o processo, clique duas vezes sobre o nome do algorítmo.

Add Coordinates to points

PASSO C: Na nova interface definimos em qual camada será executada a operação e se as coordenadas serão salvas de forma temporária na tabela do dado ou se um novo arquivo será gravado. Neste último caso, use as reticências destacadas na imagem seguinte. Para finalizar, clique em Ok.

Definição de Parâmetros

Para este tutorial, armazenei as coordenadas apenas de forma temporária. Veja agora o resultado:

Resultado - Definição de Parâmetros

Assim concluimos mais uma vez a atividade de extração de coordenadas de uma camada pontual utilizando o gvSIG, inserindo na tabela de atributos colunas com os valores das coordenadas dos dados.

Cursos Online na Área de Informática

Alguma dúvida? Deixem seus comentários e aproveitem para conferir os seguintes links relacionados:

Ajude a divulgar nas redes sociais a série Software Livre Também Faz. Compartilhe este tutorial com a hashtag #SLGeoTbFaz.

Siga nosso perfil no Twitter (@ClickGeo) e se mantenha mais atualizado sobre o mundo das Geotecnologias. Acompanhe também nossas publicações em nossa página oficial Facebook.

Sobre Anderson Medeiros 975 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

4 Comentário

  1. Welson Aialon disse:

    melhor que esse blog eu desconheço!!

    o melhor em geotecnologias!!

    parabéns

  2. Jonas Nascimento disse:

    Depois elabora um tutorial sobre como usar esse mesmo procedimento só que usando o Sextante no QGIS, por favor.
    Abraço!

1 Trackback / Pingback

  1. gvSIG: Extrair Coordenadas de Pontos – Parte 3

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*