Como criar e Configurar Hiperlinks no gvSIG

Criação de Hiperlink no gvSIG

Neste tutorial sobre o gvSIG vamos aprender a como configurar uma função muito interessante oferecida por boa parte dos softwares de SIG: O hiperlink, também conhecido como hotlink. No gvSIG, criar um hiperlink significa relacionar um dado gráfico vetorial com um arquivo de imagem.

Para baixar a o shapefile usado nos procedimentos a seguir clique aqui. Você deverá também usar um arquivo de imagem qualquer. Caso tenha alguma dúvida sobre como iniciar um projeto no gvSIG consulte o material indicado abaixo:

TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE HIPERLINK EM SIG

Caso você queira saber como realizar a criação e configuração do hiperlink em outros softwares para Sistemas de Informação Geográfica (SIG), leia os tutoriais abaixo:

Visualizar Plano de Informação com os Lotes no gvSIG

Para adicionar o layer com os lotes utilize o ícone “Adicionar Capa” (Adiconar Camada) na barra de ferramentas. O resultado da importação deve ser semelhante ao mostrado na figura abaixo.

Resultado da importação

Colocar a Camada em modo de Edição

Para tornar um layer editável, clique sobre seu nome com o botão direito do mouse e escolha a opção “Iniciar Edição“.

Começar Edição

Abrir a Tabela de Atributos

Para abrir a tabela de atributos você pode usar o atalho:

[Capa] → [Ver Tabela de Atributos] ou utilize o ícone correspondente na barra de ferramentas. Quando a tabela for aberta, maximize-a.

Ver Tabelas de Atributos

Criar uma nova coluna na tabela de atributos

A criação de um novo campo na tabela é feita através do Menu:

[Tabela] → [Modificar Estrutura da Tabela]

Modificar Estrutura da Tabela

Na janela mostrada a seguir, escolha a opção “Novo Campo“. Será exibida outra janela onde você informará as propriedades desta nova coluna. Preencha apenas as seguintes informações:

  • Nome: link (Ou outro qualquer);
  • Tipo: String
  • Tamanho: 254 (Número máximo de caracteres)

Novo Campo

Alimentar o campo com o caminho até o arquivo de imagem

Selecione a feição do mapa, um lote, com a qual você deseja associar o arquivo de imagem (utilize o cursor). Visualize a tabela de atributos ordenando os registros de forma tal que os dados do elemento selecionado fiquem no topo.

Em seguida digite o caminho até a imagem, incluindo seu nome, mas sem a extensão (por exemplo: C:\ClickGeo\imagens\fotocasa).

Hiperlink

Configurar o hiperlink na janela de propriedades do layer

Com o botão direito clique no nome do layer e escolha a opção “Terminar Edição” e confirme o salvamento das alterações realizadas no shapefile. Em seguida, repita o procedimento, só que escolhendo a opção “Propriedades”.

Propriedades da Camada

Na janela “Propriedades da capa” realize as alterações mostradas na figura abaixo, ou seja:

Troque o item “Campo” para “link”, “Ação pré definida” para “Enlaçar arquivos de imagem” e “Extensão” para a adequada a imagem que você utilizou, no caso deste exemplo, “jpg”.

Propriedades da Capa

Testar o hiperlink

Clique no ícone em forma de “relâmpago” e em seguida no lote para o qual foi configurado o hiperlink. O resultado obtido será semelhante ao da figura a seguir.

Criação de Hiperlink no gvSIGO hiperlink já foi criado e configurado. Em breve publicaremos outros tutoriais da série gvSIG, informativos e práticos como este. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para deixar seus comentários.

DOWNLOAD DO TUTORIAL

Clique no link abaixo para fazer o download deste tutorial no formato PDF e leve este material para onde desejar.

  • [download id=”16″]

Em breve publicaremos aqui no site mais tutoriais sobre o desenvolvimento de aplicações geográficas de SIG com software livre.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 975 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

4 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*