Como criar e Configurar Hiperlinks no gvSIG

Criação de Hiperlink no gvSIG

Neste tutorial sobre o gvSIG vamos aprender a como configurar uma função muito interessante oferecida por boa parte dos softwares de SIG: O hiperlink, também conhecido como hotlink. No gvSIG, criar um hiperlink significa relacionar um dado gráfico vetorial com um arquivo de imagem.

Para baixar a o shapefile usado nos procedimentos a seguir clique aqui. Você deverá também usar um arquivo de imagem qualquer. Caso tenha alguma dúvida sobre como iniciar um projeto no gvSIG consulte o material indicado abaixo:

TUTORIAL DE CRIAÇÃO DE HIPERLINK EM SIG

Caso você queira saber como realizar a criação e configuração do hiperlink em outros softwares para Sistemas de Informação Geográfica (SIG), leia os tutoriais abaixo:

Visualizar Plano de Informação com os Lotes no gvSIG

Para adicionar o layer com os lotes utilize o ícone “Adicionar Capa” (Adiconar Camada) na barra de ferramentas. O resultado da importação deve ser semelhante ao mostrado na figura abaixo.

Resultado da importação

Colocar a Camada em modo de Edição

Para tornar um layer editável, clique sobre seu nome com o botão direito do mouse e escolha a opção “Iniciar Edição“.

Começar Edição

Abrir a Tabela de Atributos

Para abrir a tabela de atributos você pode usar o atalho:

[Capa] → [Ver Tabela de Atributos] ou utilize o ícone correspondente na barra de ferramentas. Quando a tabela for aberta, maximize-a.

Ver Tabelas de Atributos

Criar uma nova coluna na tabela de atributos

A criação de um novo campo na tabela é feita através do Menu:

[Tabela] → [Modificar Estrutura da Tabela]

Modificar Estrutura da Tabela

Na janela mostrada a seguir, escolha a opção “Novo Campo“. Será exibida outra janela onde você informará as propriedades desta nova coluna. Preencha apenas as seguintes informações:

  • Nome: link (Ou outro qualquer);
  • Tipo: String
  • Tamanho: 254 (Número máximo de caracteres)

Novo Campo

Alimentar o campo com o caminho até o arquivo de imagem

Selecione a feição do mapa, um lote, com a qual você deseja associar o arquivo de imagem (utilize o cursor). Visualize a tabela de atributos ordenando os registros de forma tal que os dados do elemento selecionado fiquem no topo.

Em seguida digite o caminho até a imagem, incluindo seu nome, mas sem a extensão (por exemplo: C:\ClickGeo\imagens\fotocasa).

Hiperlink

Configurar o hiperlink na janela de propriedades do layer

Com o botão direito clique no nome do layer e escolha a opção “Terminar Edição” e confirme o salvamento das alterações realizadas no shapefile. Em seguida, repita o procedimento, só que escolhendo a opção “Propriedades”.

Propriedades da Camada

Na janela “Propriedades da capa” realize as alterações mostradas na figura abaixo, ou seja:

Troque o item “Campo” para “link”, “Ação pré definida” para “Enlaçar arquivos de imagem” e “Extensão” para a adequada a imagem que você utilizou, no caso deste exemplo, “jpg”.

Propriedades da Capa

Testar o hiperlink

Clique no ícone em forma de “relâmpago” e em seguida no lote para o qual foi configurado o hiperlink. O resultado obtido será semelhante ao da figura a seguir.

Criação de Hiperlink no gvSIGO hiperlink já foi criado e configurado. Em breve publicaremos outros tutoriais da série gvSIG, informativos e práticos como este. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para deixar seus comentários.

DOWNLOAD DO TUTORIAL

Clique no link abaixo para fazer o download deste tutorial no formato PDF e leve este material para onde desejar.

  • [download id=”16″]

Em breve publicaremos aqui no site mais tutoriais sobre o desenvolvimento de aplicações geográficas de SIG com software livre.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *