gvSIG: Configurar Localizador

É comum ao trabalharmos em ambiente SIG fazermos uso de um recurso comumente conhecido como mapa de localização ou localizador. Este mapa serve de referência para indicar a localização de uma determinada região em relação a uma área mais abrange na qual ela está inserida. Neste tutorial veremos como configurar este localizador, com um exemplo prático. Para este procedimento foi utilizado o gvSIG 1.11, versão final.

CRIANDO MAPA DE LOCALIZAÇÃO

No gvSIG o localizador é configurado através dos documentos do tipo Vista. Neste exemplo estão ativas duas camadas, uma delas com a divisão municipal do Estado do Maranhão e, sob ela, a representação de todas as unidades federativas do Brasil.

Maranhão
Nossa tarefa é criar, na área abaixo dos nomes das camadas o mapa de referência que permita ao usuário ter uma rápida e informativa visão de onde este estado se localiza em relação ao inteiro território nacional. Siga os seguintes passos.

Acesse o menu Vista > Configurar Localizador…

Vista - Configurar Localizador

Na janela aberta a seguir, escolha a opção Adicionar Camada. Na sequência carregue os arquivos que serão usados como referência.

Adicionar Camada

Note na imagem a seguir que duas camadas foram carregadas com a mesma cor. Temos que editar sua apresentação visual Escolha a opção “Editar Legenda…”.

Editar Legenda

A edição de legenda neste caso nada mais é do que uma alteração nas propriedades de simbologia. Para realizar essas mudanças teremos de fechar a janela de configuração do localizador.

O resultado final das devidas alterações nos dois planos de informação é mostrado na imagem a seguir.

Resultado Final

Tarefa cumprida! Você pode fazer o download deste tutorial, na versão PDF, clicando no link abaixo:

O que acharam deste tutorial? Deixem seus comentários com dúvidas, elogios, críticas ou sugestões. Aproveitem para ler outros tutoriais sobre o gvSIG:

Espero que estes tutoriais sejam úteis para os usuários deste excelente software de SIG.

Você é usuário das Redes Sociais? Então, o que acha de seguir nosso Twitter [@ClickGeo] e curtir nossa página oficial no Facebook [PortalClickGeo]? Assim você estará sempre atualizado sobre o universo das Geotecnologias!

9 Comentários


  1. Boa tarde Anderson. Estou com dificuldades no sentido da inserção de camadas. Estou gerando-as a partir de uma planilha do Excel, onde cada campo é formatado conforme os dados que serão inseridos, sejam estes dados qualitativos ou quantitativos. A partir da elaboração da planilha, salvo-a em formato CSV (separado por vírgula) para que a camada seja inserida no gvSIG e posteriormente transformada em SHP, no entanto os dados quantitativos não são reconhecidos na íntegra, mas tão somente o primeiro número da coluna; existe aí alguma forma específica de formatar estas colunas?

    Responder

      1. Sim, formatei usando CP1252, mas o gvSIG reconhece somente o primeiro dígito do dado inserido em cada linha. Dei um print na tela para você visualizar o comportamento da coluna quando classificada. É possível envia-la por e-mail para posterior análise?

        Responder

  2. Prezado Anderson, tenho uma dúvida parecida com a do Sivori, no GVSIG consigo inserir no layout de impressão um localizador relacionado ao mapa principal, mas no qgis ainda não consegui isso, tem como fazer?

    Fico no aguardo, muito obrigado.

    Responder


  3. Olá Anderson.
    Boa dica esta apresentada hoje.
    Sabes me dizer se existe ferramenta equivalente no QGis?
    Abraço.

    Responder

    1. Sívori, há sim. Pretendo elaborar um tutorial, para semana que vem, sobre como usar esta função no QGIS. Mas se quiser ir adiantando suas buscas, procure nas opções”Visão geral”.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *