E-book: gvSIG – Cartografia Cadastral e Gestão de Estradas

gvSIG - Estradas e Cartografia

É rotineiro ler e assistir nos jornais sobre a péssima condição das estradas em muitas regiões do país. Também ainda é muito comum prefeituras não fazerem uso da tecnologia para manter em dia sua cartografia cadastral. Você sabe como os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) podem ajudar a lidar com essas duas problemáticas? Esta matéria que está lendo vai indicar fontes de conhecimento nestes campos, com a aplicação prática do software gvSIG.

O QUE É O GVSIG

gvSIG: Cartografia Cadastral e Gestão de EstradasO gvSIG é um potente e amigável software livre de SIG, desenvolvido em JAVA. O gvSIG suporta os formatos de dados espaciais mais comumente usados, tanto vetoriais (Shapefile, DWG, DXF, DGN) como matriciais e fornece acesso/manipulação de padrões OGC tais como KML, GML, WMS, WFS e WCS.

Além de trazer nativamente, desde suas versões iniciais, o Gestor de Processos de Geoprocessamento (Geoprocess ToolBox), o gvSIG em suas últimas atualizações, passou a integrar-se com as extensões SEXTANTE e GRASS, um conjunto com centenas de poderosos algorítimos para análise e tratamento da informação espacial.

Para conhecer de forma mais profunda o projeto gvSIG, leia o artigo indicado abaixo e que foi publicado na edição 1 da Revista FOSSGIS Brasil, em março de 2011:

LIVROS SOBRE GVSIG

No site oficial do projeto gvSIG há uma seção, recém criada, onde são indicados livros e outras publicações digitais sobre este software. Para acessar esta área do portal, clique aqui.

A partir de agora vamos destacar dois desses e-books que exemplificam muito bem duas importantes aplicações dos SIG.

SIG NA GESTÃO DE ESTRADAS

O primeiro livro digital que indicaremos aqui é, na verdade, um extenso e muito bem elaborado trabalho de conclusão de curso. São 356 páginas de muita informação. Uma tradução livre do título da publicação (que é escrita em espanhol) seria: Levantamento de Necessidades de Gestão da Estrada usando Software Livre: Estudos de Caso com gvSIG.

Para fazer o download desta obra de Miquel Espí Amoraga, clique no link abaixo:

Lendo este material você terá acesso a conceitos importantes, inclusive aos relacionados com os processos de edição vetorial, como a correção de topologia.

Se você deseja estruturar uma aplicação SIG para estradas, este seria um bom ponto de partida para suas leituras em busca de conhecimento.

GVSIG NA CARTOGRAFIA CADASTRAL

Este e-book é um verdadeiro manual de gvSIG, escrito por José Antonio Ayén López e Cesáreo Bas Vivancos. Para fazer o download clique no link a seguir.

O conteúdo abrangido ao longo de quase 100 páginas inclui desde uma descrição sobre os arquivos de projeto e documentos nativos do gvSIG, passando pela manipulação de vistas, tabelas e mapas até a geração do produto final. Você notará que mesmo quando quer ser generalista o manual mostra as aplicações do gvSIG para cartografia cadastral.

ONDE APRENDER MAIS SOBRE O GVSIG

O gvSIG é um dos programas com documentação mais farta, inclusive em português. São manuais, tutoriais e artigos científicos que explicam em detalhes como tirar proveito das várias ferramentas oferecidas por este sistema computacional. Você gostará de ler também as seguintes matérias:

Deixem seus comentários sobre estes livros eletrônicos sobre o gvSIG.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

8 Comments on “E-book: gvSIG – Cartografia Cadastral e Gestão de Estradas”

  1. Tamires Pereira disse:

    Anderson,

    Parabéns pelo site, também achei muito legal contribuição para os usuários do SIG livre. Com certeza achei muitas coisas interessantes sobre o gvSIG.

  2. Sicoche M. Patricio disse:

    Anderson!
    parabens irei divulgar o seu site aos meus colegas do curso, acredito que a sua ajuda sera sempre boa.
    como baixar softwares livres existente no seu site? agradecia esta ajuda.

  3. Anderson, você está dando uma grande contribuição para os usuários de sig livre em divulgar os links sobre o gvSIG. Parabéns pelo seu trabalho.

  4. O link “Práticas com gvSIG” não funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *