gvSIG no Monitoramento de Bacia Hidrográfica

gvSIG no Monitoramento de Bacia Hidrográfica

Você trabalha com aplicação de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) na área ambiental? Como pode ser observado em publicações já citadas em nosso portal, o software livre gvSIG tem sido bastante empregado em atividades relacionadas com a Gestão e Planejamento Ambiental da bacia hidrográfica. Nesta matéria vamos indicar mais uma leitura de artigo sobre utilização do gvSIG neste mesmo nicho.

GVSIG E BACIAS HIDROGRÁFICAS

Conforme explicado em seu resumo, artigo Desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas para o monitoramento de uma bacia hidrográfica, utilizando software livre apresenta os primeiros resultados do desenvolvimento de um SIG que tem como objetivo reunir, em uma única base, dados cartográficos e alfanuméricos da bacia hidrográfica do Rio Negro/RS em território Brasileiro.

Como indicado no título desta postagem o SIG está sendo desenvolvido no software gvSIG, que foi escolhido para o projeto por ser um programa gratuito que apresenta farto material para consulta na internet. Além disso, os autores já tinham experiência no desenvolvimento de soluções nessa plataforma.

Desenvolvimento de um Sistema de Informações Geográficas (SIG) para o monitoramento de uma bacia hidrográfica, utilizando software livre

O SIG desenvolvido até o momento está sendo utilizado para auxiliar o comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica, que passou a contar com mais informações para subsidiar a tomada de decisão em assuntos relacionados a gestão territorial e a gestão das águas.

DOWNLOAD DO ARTIGO: GVSIG E BACIAS HIDROGRÁFICAS

Para fazer o download deste interessante artigo, acesse a dica de leitura no link abaixo:

Os autores do trabalho, que é bem recente, são Francienne Gois Oliveira, Alexandro Gularte Schäfer, Maurício Bemfica Oliveira, César Huegel Richa.

Leia mais sobre gvSIG e meio ambiente nas seguintes matérias de nosso site:

Ficamos no aguardo de seus comentários sobre este material digital rico em conteúdo.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *