Guia Prático para Classificação de Imagens de Satélite

Guia Classificacao ImagensO processo de Classificação de Imagens de Satélite é um tópico que chama a atenção de estudantes de profissionais que focam seus trabalhos na área de Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens (PDI). Foi disponibilizado um e-book gratuito que se propõe a ser um guia prático para este tipo de processo. O melhor é que este material se baseia no uso de um software livre bastante robusto, o ILWIS, em sua versão 3.3. Veja como obter sua cópia do arquivo.

CONHEÇA MELHOR O ILWIS

Para conhecer melhor este programa de SIG, que é um dos pioneiros no campo de softwares livres (embora tenha nascido como programa proprietário) o melhor caminho é ler o conteúdo disponível no site oficial do programa [www.ilwis.org].

Na internet há algum material publicado em português falando sobre seu histórico e ensinando como realizar alguns procedimentos neste programa. Recomendo que leia, por exemplo:

CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS COM SOFTWARE LIVRE DE SIG

O material intitulado Guía práctica: Clasificación de imágenes satelitales foi uma generosa contribuição de Fernando Monterroso.

O sumário da obra inclui os seguintes tópicos: Classificação de imagens com apenas uma banda; classificação de imagens multiespectrais; tipos de classificação; avaliação dos resultados da classificação, entre outros.

Guia Prático para Classificação de Imagens de Satélite

No arquivo de 31 páginas são explicados os procedimentos para classificação supervisionada e também não supervisionada de imagens oriundas de sensoriamento remoto.

O objetivo da publicação é que o usuário, seguindo os procedimentos expostos, seja capaz de entender a metodologia de trabalho para geração de um mapa temático adequado a partir de apenas uma ou um conjunto de imagens digitais.

Faça o download gratuito deste material a partir do link abaixo:

Aguardamos seus comentários sobre o conteúdo aqui indicado.

Fonte – Guía práctica: Clasificación de imágenes satelitales

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

Não deixe de conferir as seguintes dicas adicionais sobre materiais relacionados com Sensoriamento Remoto e PDI:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

4 Comentário

  1. José Santos disse:

    Tudo bem Anderson, obrigado e você como vai? Estou a pensar desenvolver um tutorial para o ILWIS relacionado com um script que desenvolvi em parceria com a ESA e a Universidade de Utrecht. Assim que tiver novidades falo consigo.

    Abraço

  2. José Santos disse:

    Amigo Anderson obrigado por partilhar este e-book elaborado com recurso a um grande software.

    Abraço e continuação do excelente trabalho na promoção das geotecnologias

    • Olá José, como vai?
      Muito obrigado pelo comentário.
      É um prazer divulgar materiais de grande qualidade como esse.
      Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*