Guia Prático para Classificação de Imagens de Satélite

Guia Classificacao ImagensO processo de Classificação de Imagens de Satélite é um tópico que chama a atenção de estudantes de profissionais que focam seus trabalhos na área de Sensoriamento Remoto e Processamento Digital de Imagens (PDI). Foi disponibilizado um e-book gratuito que se propõe a ser um guia prático para este tipo de processo. O melhor é que este material se baseia no uso de um software livre bastante robusto, o ILWIS, em sua versão 3.3. Veja como obter sua cópia do arquivo.

CONHEÇA MELHOR O ILWIS

Para conhecer melhor este programa de SIG, que é um dos pioneiros no campo de softwares livres (embora tenha nascido como programa proprietário) o melhor caminho é ler o conteúdo disponível no site oficial do programa [www.ilwis.org].

Na internet há algum material publicado em português falando sobre seu histórico e ensinando como realizar alguns procedimentos neste programa. Recomendo que leia, por exemplo:

CLASSIFICAÇÃO DE IMAGENS COM SOFTWARE LIVRE DE SIG

O material intitulado Guía práctica: Clasificación de imágenes satelitales foi uma generosa contribuição de Fernando Monterroso.

O sumário da obra inclui os seguintes tópicos: Classificação de imagens com apenas uma banda; classificação de imagens multiespectrais; tipos de classificação; avaliação dos resultados da classificação, entre outros.

Guia Prático para Classificação de Imagens de Satélite

No arquivo de 31 páginas são explicados os procedimentos para classificação supervisionada e também não supervisionada de imagens oriundas de sensoriamento remoto.

O objetivo da publicação é que o usuário, seguindo os procedimentos expostos, seja capaz de entender a metodologia de trabalho para geração de um mapa temático adequado a partir de apenas uma ou um conjunto de imagens digitais.

Faça o download gratuito deste material a partir do link abaixo:

Aguardamos seus comentários sobre o conteúdo aqui indicado.

Fonte – Guía práctica: Clasificación de imágenes satelitales

PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS

Não deixe de conferir as seguintes dicas adicionais sobre materiais relacionados com Sensoriamento Remoto e PDI:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comentários


  1. Tudo bem Anderson, obrigado e você como vai? Estou a pensar desenvolver um tutorial para o ILWIS relacionado com um script que desenvolvi em parceria com a ESA e a Universidade de Utrecht. Assim que tiver novidades falo consigo.

    Abraço

    Responder

  2. Amigo Anderson obrigado por partilhar este e-book elaborado com recurso a um grande software.

    Abraço e continuação do excelente trabalho na promoção das geotecnologias

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *