Download: Guia de Introdução ao MapServer

Guia sobre MapServer

O MapServer é um dos servidores de mapas mais amplamente usados no mundo. Além de ser um programa gratuito possui dezenas de características que tornam sua utilização realmente atraente para o desenvolvimento de aplicações webmapping. A dica de hoje consiste em um manual que poderá lhe guiar nos primeiros aprendizados quanto à instalação e utilização desta poderosa ferramenta para aplicações geoespaciais para web.

MANUAL DE INTRODUÇÃO AO MAPSERVER

O guia, escrito em espanhol é claro e conciso ao explicar cada passo para publicação de mapas na internet com o MapServer. O título é “MapServer for Dummies“.

O autor do material é o colombiano Andrés Herrera, que é Engenheiro Topográfico e é o mantenedor do blog de mesmo nome.

Além do manual em PDF (28 páginas) o pacote inclui um conjunto de exercícios cujos dados de exemplo e código estão disponíveis de forma totalmente gratuita.

E-book: MapServer for Dummies

O guia usa o pacote MS4W (para plataforma MS Windows) que com sua instalação já configura de forma adequada o Apache, php5, o próprio MapServer, bem como diversos outros componentes úteis para aplicação.

Como Sistema Gerenciador de Banco de Dados o manual destaca o uso do PostgreSQL com seu módulo geográfico PostGIS.

DOWNLOAD MAPSERVER FOR DUMMIES

Você perceberá que a publicação não utiliza uma linguagem muito técnica, mas de fácil entendimento. Para fazer o download do pacote completo (guia + dados) clique no link abaixo:

Tomei conhecimento deste manual ao visitar o arquivo do site/blog do Gabriel Ortiz (recomendo a visita). Algumas postagens relacionadas com o tema de hoje:

Gostaram desta dica? O que acham de deixar seus comentários? Caso saibam de mais materiais disponíveis gratuitamente como esse não deixem de sugerir a divulgação.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *