Guia Prático de Geoestatística para Mapeamento de Variáveis Ambientais

Guia sobre Geoestatística para Mapeamento de Variáveis Ambientais

Um dos nichos onde a Geoestatística tem maior aplicação é na área de estudos ambientais. Em nossas pesquisas localizamos um conteúdo gratuito que pode servir de guia em seus estudos sobre mapeamento de variáveis ambientais.

GEOESTATÍSTICA NO MAPEAMENTO AMBIENTAL

O material em questão é bem completo e foi produzido em inglês com o título: A Practical Guide to Geostatistical Mapping of Environmental Variables. O autor da obra é Tomislav Hengl.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasO primeiro capítulo do e-book trata dos conceitos básicos relacionados com variáveis ambientais, variabilidade espacial, modelos de predição, mecânica dos modelos de predição espacial, krigagem, regressão, entre outros.

Guia de Geoestatística para Mapeamento de Variáveis Ambientais

O capítulo dois trata mais a fundo sobre a Krigagem focando em itens como simulação geoestatística, aplicação em mapeamento de solo, interpolação de dados meteorológicos e climáticos e mapeamento de espécies animais e vegetais.

Um ponto forte da publicação é que vários softwares são mencionados como ferramentas usadas nos processos, entre eles o software Idrisi e alguns programas open source como GRASS GIS, SAGA GIS, Sistema R, ILWIS, entre outros. O Google Earth também é mencionado no material.

DOWNLOAD DO GUIA PARA MAPEAMENTO AMBIENTAL

Para baixar este interessante livro digital de 165 páginas, clique no link abaixo:



A reprodução e divulgação desta obra, para fins não comerciais é livremente permitida deste que se mantenham os créditos ao autor.

Veja as seguintes dicas relacionadas com este material que indicamos hoje:

Aguardamos seus comentários sobre esta dica de leitura.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *