5 Grupos sobre Geotecnologias no Facebook

Facebook GeotecnologiasO Facebook vem se destacando como uma das maiores redes sociais, com um número de usuários superior a marca de 1 bilhão! Ele também se constitui em um importante meio para se manter informado sobre as novidades relacionadas com o mundo das Geotecnologias. Nesta matéria vamos destacar cinco grupos, ou comunidades, do Facebook que abordam temas diversos sobre Geoprocessamento.

Sobre redes sociais, blogs e outras formas de se manter informado sobre o universo da Geoinformação, recomendo que leia também as seguintes matérias:

COMUNIDADES SOBRE GEOINFORMAÇÃO NO FACEBOOK

Comunidades sobre Geoprocessamento no FacebookÉ importante diferenciar perfis de usuários, fã pages e grupos do Facebook. O primeiro caso, de acordo com os termos de uso da rede social em questão, se relaciona com pessoas físicas com as quais você pode iniciar novas “amizades”.

O segundo trata-se de páginas que os usuários podem “curtir” e assim, ficar recebendo as atualizações em seus respectivos feeds de notícias.

Já o último caso, das comunidades ou grupos, são a reunião de interessados em um tema comum, que publicam sobre aspectos ligados a um assunto específico. É esse tipo de recurso do facebook que iremos divulgar aqui nesta matéria. A ideia desta publicação foi motivada a partir de um post elaborado pelo português Sandro Batista, em seu blog. Aqui irei destacar 5 (cinco) dos grupos dos quais sou filiado.

OBS: O número de membros citados de cada grupo corresponde aos valores para o dia 30 de abril de 2013.

GEOTECNOLOGIAS

Este grupo foi criado por mim, dia 25 de abril de 2013, e no último dia do mesmo mês já conta com 268 membros.

  • Descrição do Grupo: Grupo para divulgar notícias e informações sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações. Publicam-se também sobre vagas de emprego na área, cursos e concursos. Há espaço para divulgar seus próprios produtos e serviços na área de Geoprocessamento e Geoinformação

MUNDOGEO

Este é um dos maiores grupo da área, com 2.284 membros. (Veja também: GeoConnectPeople)

  • Descrição do Grupo: A editora MundoGEO, responsável pelo portal MundoGEO, foi criada em 1998, com a missão de ser o ponto de convergência da comunidade de geomática e de serviços de localização para troca de experiências, atualização profissional e geração de negócios.

ARCGIS

São 8.830 membros, de vários países e idiomas. Profissionais e estudantes que trabalham com as ferramentas da Esri.

LUSO GIS

São 283 membros na comunidade.

Descrição do Grupo: Discussão sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica em Português. A partir dela poderá expôr ou esclarecer todas as suas dúvidas científicas e técnicas (independentemente do software utilizado), assim como recolher, divulgar e partilhar informação relacionada (eventos, cursos de formação, divulgação bibliográfica, bolsas de estudo, ofertas de emprego, etc).

GEOPROCESSAMENTO

São 397 membros neste grupo, que é fechado. Ou seja, qualquer pessoa pode ver o grupo e quem está nele. Somente membros podem ver as publicações.

O que achou desses Grupos? Já conhecia todos eles? Sabe de alguma outra comunidade, bastante ativa. Estes cinco são apenas casos ilustrativos. Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Maria dos Anjos Furtado disse:

    Bom trabalho ai, Anderson Medeiros

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*