5 Grupos sobre Geotecnologias no Facebook

Facebook GeotecnologiasO Facebook vem se destacando como uma das maiores redes sociais, com um número de usuários superior a marca de 1 bilhão! Ele também se constitui em um importante meio para se manter informado sobre as novidades relacionadas com o mundo das Geotecnologias. Nesta matéria vamos destacar cinco grupos, ou comunidades, do Facebook que abordam temas diversos sobre Geoprocessamento.

Sobre redes sociais, blogs e outras formas de se manter informado sobre o universo da Geoinformação, recomendo que leia também as seguintes matérias:

COMUNIDADES SOBRE GEOINFORMAÇÃO NO FACEBOOK

Comunidades sobre Geoprocessamento no FacebookÉ importante diferenciar perfis de usuários, fã pages e grupos do Facebook. O primeiro caso, de acordo com os termos de uso da rede social em questão, se relaciona com pessoas físicas com as quais você pode iniciar novas “amizades”.

O segundo trata-se de páginas que os usuários podem “curtir” e assim, ficar recebendo as atualizações em seus respectivos feeds de notícias.

Já o último caso, das comunidades ou grupos, são a reunião de interessados em um tema comum, que publicam sobre aspectos ligados a um assunto específico. É esse tipo de recurso do facebook que iremos divulgar aqui nesta matéria. A ideia desta publicação foi motivada a partir de um post elaborado pelo português Sandro Batista, em seu blog. Aqui irei destacar 5 (cinco) dos grupos dos quais sou filiado.

OBS: O número de membros citados de cada grupo corresponde aos valores para o dia 30 de abril de 2013.

GEOTECNOLOGIAS

Este grupo foi criado por mim, dia 25 de abril de 2013, e no último dia do mesmo mês já conta com 268 membros.

  • Descrição do Grupo: Grupo para divulgar notícias e informações sobre Geotecnologias, suas ferramentas e aplicações. Publicam-se também sobre vagas de emprego na área, cursos e concursos. Há espaço para divulgar seus próprios produtos e serviços na área de Geoprocessamento e Geoinformação

MUNDOGEO

Este é um dos maiores grupo da área, com 2.284 membros. (Veja também: GeoConnectPeople)

  • Descrição do Grupo: A editora MundoGEO, responsável pelo portal MundoGEO, foi criada em 1998, com a missão de ser o ponto de convergência da comunidade de geomática e de serviços de localização para troca de experiências, atualização profissional e geração de negócios.

ARCGIS

São 8.830 membros, de vários países e idiomas. Profissionais e estudantes que trabalham com as ferramentas da Esri.

LUSO GIS

São 283 membros na comunidade.

Descrição do Grupo: Discussão sobre Ciências e Tecnologias de Informação Geográfica em Português. A partir dela poderá expôr ou esclarecer todas as suas dúvidas científicas e técnicas (independentemente do software utilizado), assim como recolher, divulgar e partilhar informação relacionada (eventos, cursos de formação, divulgação bibliográfica, bolsas de estudo, ofertas de emprego, etc).

GEOPROCESSAMENTO

São 397 membros neste grupo, que é fechado. Ou seja, qualquer pessoa pode ver o grupo e quem está nele. Somente membros podem ver as publicações.

O que achou desses Grupos? Já conhecia todos eles? Sabe de alguma outra comunidade, bastante ativa. Estes cinco são apenas casos ilustrativos. Aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comments on “5 Grupos sobre Geotecnologias no Facebook”

  1. Maria dos Anjos Furtado disse:

    Bom trabalho ai, Anderson Medeiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *