GRASS na Ortorretificação de Fotografias Aéreas

GRASS AviaoA fotogrametria é uma das principais técnicas para obtenção de dados visando a elaboração de bases cartográficas. Para tanto, torna-se necessária a utilização de um instrumental que possibilite a obtenção de medidas precisas da superfície fotografada. Sabia que o software livre GRASS pode ser utilizado na ortorretificação de imagens? Você gostaria de aprender mais sobre estes procedimentos?

ENTENDA A RAZÃO PARA ORTORRETIFICAR IMAGENS

Talvez você se pergunte sobre a razão para se realizar uma ortorretificação. Este tipo de procedimento é necessário para atenuar as distorções relacionadas com a geometria das fotografias, as variações do relevo e às imperfeições ocasionadas pelo sistema da própria câmera.

A ortorretificação é feita através de pontos obtidos em campo com respectiva altimetria ou através de bases planialtiméticas. Uma vez ortocorrigidas, as imagens passam a apresentar melhor acurácia e todos os trabalhos nela baseados tornam-se mais precisos.

UTILIZAÇÃO DO GRASS NA ORTORRETIFICAÇÃO

O trabalho que iremos comentar aqui resultou em um artigo e uma monografia de autoria de Leonardo Figueiredo de Meneses, tendo como coautores Eugênio Pacelli Fernandes Leite e Elaine Cristina Teixeira Pedrosa de Figueiredo.

Estas publicações tiveram por objetivo apresentar uma metodologia alternativa aos procedimentos convencionais da fotogrametria, de tal modo a proporcionar a redução dos custos envolvidos em tais procedimentos.

GRASS na Ortorretificação de Fotografias Aéreas

As fotografias de pequeno formato que foram obtidas foram submetidas ao processo de ortorretificação no software GRASS. A avaliação da qualidade das fotografias foi realizada pela comparação dos erros planimétricos das coordenadas obtidas diretamente nas fotografias com coordenadas de teste obtidas em campo, de modo a enquadrar as ortofotos geradas com o Padrão de Exatidão Cartográfico (PEC) Brasileiro, que é definido por um decreto do IBGE.

Os resultados permitiram o enquadramento das ortofotos com produtos na escala 1:5.000, o que indica que há real viabilidade na utilização destes como fontes de dados para o desenvolvimento de pesquisas em escalas médias.

DOWNLOAD: MONOGRAFIA E ARTIGO SOBRE USO DO GRASS

Para maiores informações sobre o trabalho Ortorretificação de Fotografias Aéreas de Pequeno Formato obtidas com Câmera Digital Convencional, publicado entre 2007 e 2008, recomendo o download das duas versões (monografia e artigo), disponíveis, respectivamente, nos links abaixo:

Para aprender mais sobre fotogrametria e também sobre o software GRASS, recomendamos que leia as seguintes materiais adicionais:

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Bom dia! Preciso de um tutorial para fazer ortorretificação de imagem QuickBird no ArcGiS, poderia indicar o caminho?
    Obrigada

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*