Um Google Maps de 1958?!?

Sabemos que o Google Maps foi lançado oficialmente aqui no Brasil apenas em 2008. Mas há um site chamado GEOPORTAL, que possui uma base de fotos, que apesar de não ser tão completa como os atuais mapas digitais, provavelmente permitirá que você encontre sua cidade e, até mesmo sua rua, em fotos da base de dados da NASA de 1958!

FOTOS E MAPAS HISTÓRICOS

Clique na imagem abaixo para acessar o GEOPORTAL e veja como a interface do site realmente lembra, de certa forma, a do Google Maps.

GEOPORTAL

Eu achei a localidade onde passei minha infância e realmente fiquei impressionado. Onde havia apenas vegetação há cerca de 53 anos, hoje há todo um complexo de casas, escolas, estádios e assim por diante. Creio que esta ferramenta pode ser bastante útil nos estudos de muita gente que faz pesquisas na área de crescimento urbano ou afins!

Leia também:

E você? Achou seu endereço no GEOPORTAL? Para acessar, clique aqui. O que achou desta dica? Deixem seus comentários, por favor.

@ClickGeoCurta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

4 Comentário

  1. Caro Anderson,
    onde foi parar os mapas de 1958 do geoportal???

  2. José Carlos disse:

    Amigo Anderson,

    Gostaria de tirar uma dúvida com você. Após carregar camadas de um serviço WMS no Kosmo, como eu faço para apresentar uma legenda referente a estes mesmo dados?

    Eu abri camadas referentes à FUNAI, mas gostaria de exibir uma legenda, mostrando o siginificado de cada uma daquelas camadas.

    Isso é possível?

    Desde já agradeço.

    Um abraço.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*