Google Earth, SIG e Servidor de Mapas para Monitoramento Ambiental

A Integração Google Earth - SIG - Servidor de Mapas e o Monitoramento Ambiental

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sempre tem feito uso dos modernos recursos das Geotecnologias e também publicado excelente material sobre seus resultados obtidos. Desta vez, destacamos aqui uma circular técnica publicada recentemente sobre a integração de Sistemas de Informações Geográficas (SIG), Google Earth e aplicação web.

Antecipadamente peço que leia as seguintes matérias relacionadas com nosso tema:

INTEGRAÇÃO DO GOOGLE EARTH COM SIG E WEBGIS

A disponibilização das informações espaciais passou por expressivas alterações com o desenvolvimento dos sistemas de inteligência geográfica para internet, apoiada na tecnologia oferecida pelos servidores de mapas em que as bases de dados passaram de um público restrito e especializado em técnicas de Geoprocessamento para todos aqueles que possuem acesso à internet.

Google Earth, SIG e Servidor de Mapas para Monitoramento AmbientalNa circular técnica com o título: A Integração Google Earth – SIG – Servidor de Mapas e o Monitoramento Ambiental, são demonstradas formas simples e eficientes de integrar as tecnologias Google Earth, programas de SIG e servidores de mapas para a internet.

DOWNLOAD DO MATERIAL SOBRE GEOTECNOLOGIAS

Faça agora mesmo o download deste material que deve estar armazenado em sua biblioteca virtual sobre Geotecnologias:

 Entre os programa para SIG e Webmapping mencionados no trabalho, podemos destacar o QGIS, MapWindow, gvSIG, GRASS GIS, e MapServer.

Google Earth, SIG e Servidor de Mapas para Monitoramento Ambiental

Já conhecia este material? Recomendo que leia também os seguintes tópicos:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comentários


  1. Peguei um wms da emplasa, uma carta topográfica. Tava tudo bonitinho, porém quando vou imprimi-lo, aparece o seguinte erro:

    ” Alguns servidores WMS (e. g. UMN Mapserver) tem um limite para os parâmetros LARGURA e ALTURA. Ao imprimir camadas destes servidores, o limite pode ser excedido. Se não for o caso, a camada WMS não será impressa.”

    Já havia aparecido isso anteriormente com uma ortofoto, mas mudando o formato da imagem resolveu. Agora com esse aquivo não resolveu.

    O que faço?

    Responder

  2. Boa tarde!
    Estou fazendo um trabalho onde transformo um arquivo em shape para o formato KML, onde ao clicar sobre as linhas do Shape no GoogleEarth, aparecem as informações em forma de tabela, porem existe uma formatação padrão e algo um tanto quanto bagunçado, gostaria de saber se existe uma forma de formatar essa tabela com comandos HTML, uma vez que, quando se abre a descrição do objeto no Google, as informações contidas estão ocultas e não aparecem no campo de propriedades

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *