Virtualização e Geoprocessamento com GISVM

Você trabalhou alguma vez com um sistema operacional virtualizado? Sabia que existem sistemas que foram construídos com foco em aplicações das Geotecnologias? Por exemplo, há o GISVM (GIS Virtual Machine)! Trata-se de uma Máquina Virtual baseada no Ubuntu Linux para usuários de SIG. Funciona como um computador totalmente independente que roda como apenas mais uma janela dentro de seu programa operacional.

SIG E VIRTUALIZAÇÃO

A versão atualizada tem o nome GISVM BASE. Baseada numa instalação mínima do Ubuntu, permite aos utilizadores, com um simples duplo clique, instalar um numero ilimitado de aplicações SIG open source.

Assim os utilizadores têm total liberdade de construir, customizando sua própria GISVM, instalando as aplicações SIG que desejarem.

No momento estão disponíveis os seguintes scripts de instalação: QGIS, GRASS, uDig, gvSIG, Open JUMP, Kosmo SIG, Sistema R, GeoServer, entre outros.

Virtualização e Geoprocessamento com GISVM

Os desenvolvedores planejam ir acrescentando mais scripts de instalação à medida que forem surgindo pedidos e sugestões dos utilizadores.

DOWNLOAD DO GISVM

Você pode baixar a mais nova versão do GISVM acessando a o link abaixo, do site oficial. O arquivo tem apenas cerca de 430 MB:

Você quer ajudar a melhorar o GISVM? Convidamos vocês a participar da lista de e-mails (em português) sobre o projeto, a qual pode ser acessada aqui.

Outras formas de contribuir é por fazer doações para a manutenção do projeto ou mesmo por divulgá-lo em seu próprio site, blog, twitter, facebook, etc. Não perca tempo! Baixe já sua cópia do GISVM!

Nos links a seguir você encontrará mais dicas sobre este grande projeto encabeçado por Ricardo Pinho, que é Engenheiro Civil e especialista em Sistemas de Informação Geográfica para ambientes corporativos.

Deixem seus comentários sobre o GISVM. Caso vocês conheçam algum projeto na área de Geotecnologias que merece ser mais divulgado, dê sua sugestão que iremos publicar.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comentários


  1. Já vi…tem versão pra MAC

    Enfim, obrigado por mais essa notícia tão pertinente

    Abraços!

    Responder

  2. Ta aí uma novidade que me interessa diretamente! O fato de usar o mac as vezes me restringe, principalmente no meu anseio de usar o Linux. Uso o Virtual Box pra emular o Ubuntu. Não conseguir ver (olhei rapidamente, confesso) se tem versão pra mac…sabe me informar?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *