SIG e os Desastres Naturais

SIG DesastresVocê já foi vítima de alguma catástrofe natural? Enchentes, inundações e tantas outras situações semelhantes tiram todos os anos a a vida de milhares de pessoas. O número de desastres naturais tem aumentado significativamente nas últimas décadas, segundo certas pesquisas. Como Geoprocessamento pode ser aplicado neste nicho? Indicaremos a leitura de um artigo que é referência neste assunto.

GEOPROCESSAMENTO E CATÁSTROFES NATURAIS

Em 2010, o Dr. Luís Baptista publicou um interessante artigo sobre a aplicação dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) em projetos relacionados com desastres naturais. Em sua introdução, ele destaca:

“Os Sistemas de Informação Geográfica, pela multiplicidade de informação que conseguem reunir, são uma ferramenta fundamental na gestão de catástrofes naturais e no apoio aos planos de emergência”.

Os tópicos principais de seu artigo SIG e os Desastres Naturais, publicado na Revista Territórios Digitais são: Análise e Gestão de Catástrofes, Busca e Salvamento e Novas Tecnologias.

O autor explica de forma bastante inteligível que, no processo de gestão de catástrofes, as metodologias mais utilizadas definem normalmente fases distintas subdivididas em diferentes etapas. Entre estas, a primeira fase (prevenção) tem por objetivo focal reduzir os efeitos dos desastres quando estes ocorrerem; já a segunda (preparação) visa criar planos de resposta à crise.

Ciclo de Prevenção de Desastres

Para acessar a página que possibilita fazer o download da versão completa deste artigo, acesse o link a seguir:

Temos assistido ao aumento da ocorrência de grandes catástrofes, maioritariamente naturais. Não deixe de entender melhor como as Geotecnologias podem ajudar neste contexto, lendo as seguintes matérias:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

1 comentário


  1. preciso fazer uma mapa de vulnerabilidade ambiental para isso na metodologia q estou a usar criei um mapa de densidade populacional e depois tbm criei um mapa de vegetcao utilizando o NDVI e reclassifiquei o mesmo em 4 classes de acordo a metodologia q estou a usar mas para isso tbm preciso de criar um mapa de solos ou geologicos em q preciso dar pesos as formacoes encontraddas e ai reside a minha dificuldae preciso de um tutorial dw como fazer este mapa

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *