GIMP e suas Aplicações no Geoprocessamento

GIMP e GeotecnologiasÉ bem comum a utilização de softwares que não são específicos para Geoprocessamento como ferramentas de suporte na manipulação e tratamento de dados geográficos. Por exemplo, o aplicativo para operações gráficas GIMP tem sido amplamente utilizado em operações de tratamento digital de imagens de satélite. Você já conhece este programa? Nesta matéria estão disponíveis links para tutoriais neste nicho de aplicação das Geotecnologias.

GIMP – UM ROBUSTO SOFTWARE LIVRE

O que é o GIMP? Ele é, entre os softwares livres, o mais conhecido editor de imagens. Seu nome vem de GNU Image Manipulation Program. O download do programa está disponível para varidos sistemas operacionais em seu site oficial www.gimp.org.

O GIMP E SUAS APLICAÇÕES PARA GEOTECNOLOGIAS

Dois sites sobre Geotecnologias, Processamento Digital e Geoprocessamento para Linux, publicaram recentemente tutoriais extremamente práticos sobre a aplicabilidade do GIMP para o processamento digital de imagens.

Aplicações do Software GIMP no Geoprocessamento

Veja alguns exemplos com uma breve descrição do que é tratado nestes materiais.

  • Gimp 2.8: Equalização de Imagens: Apresenta algumas dicas para Equalização de Imagens de satélite no software livre GIMP. São utilizadas as Curvas para manipular as bandas verde, vermelho e azul das imagens de satélite IRS-P6.

Já conheciam esta ferramenta? Não perca tempo! O download do GIMP é gratuito Deixem seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comments on “GIMP e suas Aplicações no Geoprocessamento”

  1. Prezado Anderson, boa noite.
    Queria uma indicação, não sei se você faz esse serviço, estou precisando de um mosaico de imagens do google earth da cidade de São Paulo, para adesivar uma parede do escritório.
    Obrigado desde ja

    1. Oi Samir, tudo bem?
      Se você quer apenas algo para ornamentação, creio que qualquer gráfica pode fazer esse trabalho. Mas se você quer algo mais técnico, ai o rumo é diferente.
      Abraço!

  2. Anderson, mais uma vez parabéns por seu trabalho no blog. Esta cada vez mais recheados de boas informações.
    Lendo este artigo sobre Gimp lembrei de outro software livre que pode ser utilizado, principalmente, para geração de gráficos vetorias em svg e layout de mapas, o inkscape (http://inkscape.org/).

    1. Verdade Josemberg, o inskape é realmente muito útil.
      Utilizo ele para editar os mapas para impressão gerados previamente no QGIS.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *