Como fazer Mapas de Símbolos Pontuais Proporcionais no QGIS

Tutorial: Mapas de Símbolos Pontuais Proporcionais

Você sabe o que é e para que servem os mapas de símbolos proporcionais? Neste tutorial vamos ensinar como fazer um Mapa de Símbolos Pontuais Proporcionais no Software QGIS e vamos apontar alguns aspectos conceituais relacionados.

INTRODUÇÃO AOS MAPAS DE SÍMBOLOS PROPORCIONAIS

Os mapas de símbolos proporcionais, como o próprio nome já indica, fazem o emprego de símbolos para exibir fenômenos relacionados com uma certa localidade e magnitude (intensidade).

A tela a seguir, extraído de um dos slides que utilizamos para ministrar nossos treinamentos de Geotecnologias, destaca as principais vantagens e desvantagens deste tipo de mapa. A imagem serve de resumo desta breve explicação que vamos fornecer.

ClickGeo: Mapas de Símbolos Pontuais Proporcionais no QGIS

Em geral, o símbolo é posicionado no local de ocorrência do evento e a sua área fica sendo proporcional à magnitude do fenômeno. É bastante usado quando trabalhamos com dados absolutos, ou seja, quantidades.

Alguns exemplos de aplicação deste tipo de mapa: Número efetivo de determinado rebanho ou de uma população, área plantada, quantidade de crimes por unidade espacial (município, bairro, etc), e assim por diante.

Mas é digno de nota que este tipo de representação não é dos mais adequados para representar variáveis como densidade demográfica, índices, taxas e números semelhantes, assim como em casos onde o objetivo é mostrar distribuição espacial.




É importante estar atento ao fato de que quando temos pontos relativamente próximos os círculos maiores podem acabar sobrepondo outros menores da área de interseção, ocultando sua visualização.

Por fim, vale lembrar que estes mapas não permitem a devida representação de classes para valores nulos ou que sejam negativos. Ou seja, o analista deve estar bastante atento quanto a se este tipo de mapa é o melhor para determinado caso específico.

COMO GERAR UM MAPA DE SÍMBOLOS PROPORCIONAIS

Vamos agora aprender com um exemplo prático, onde vamos representar a população municipal de um estado utilizando símbolos proporcionais.

Neste caso pegamos o shapefile dos municípios da Paraíba [clique aqui para baixar] onde na tabela de atributos temos o dado de população total de cada cidade.

Depois criamos um centroide de cada polígono. Vale lembrar que os centroides herdam os mesmos atributos dos polígonos sobre os quais estes estão localizados.

Mapas de Símbolos Pontuais no QGIS

Acesse as propriedades da camada pontual. Depois acesse a aba Estilo e escolha o tipo Graduado (lembre: só podemos usar dados numéricos na construção deste mapa).

Como fazer Mapas de Símbolos de Pontos com QGIS

Na sequência, em Coluna indique qual é o campo da tabela de atributos que tem o dado de interesse. Neste exemplo os dados de população estão na coluna POPTOTAL.

A seguir vem o detalhe mais importante: Em Método escolha a opção Size. Este é o detalhe mais importante até aqui, pois ele “destrava” o recurso de usar símbolos proporcionais.

Acima do botão Classificar (em destaque na imagem abaixo) você pode indicar o Modo em que os dados serão distribuídos.  Para este tutorial fizemos uma representação usando as chamadas Quebras Naturais (Jenks).

Em um futuro conteúdo de nosso site iremos explicar em detalhes estas diferentes formas de organização dos dados (Quebras Naturais, Desvio Padrão, Quantis, Quebras Claras, etc).

Lembre que você pode ajustar manualmente os limites de cada classe, o número de casas decimais e a legenda. Isso ajuda a refinar a qualidade visual dos seus resultados. Aqui usamos basicamente as configurações padrão.

Fazer Mapas de Símbolos Pontuais Proporcionais no QGIS

Na imagem a seguir você pode conferir o resultado desta geração do mapa. Consegue perceber neste mapa algumas das vantagens e desvantagens mencionados na imagem do começo deste material?

Gerar Mapas de Símbolos Pontuais Proporcionais no QGIS

Para ampliar o nível de visualização, aplicamos um zoom na região leste do mapa. Note a variação significativa das áreas representando os números da população.

Como fazer Mapas de Símbolos Pontuais Proporcionais no QGIS

Este material foi preparado para suprir uma demanda de um de nossos alunos. Percebemos que seria um conteúdo interessante para toda a comunidade.

Gostou deste tutorial? Ficou com alguma dúvida? Não deixe de ver também estes outros conteúdos relacionados com nossa dica de hoje:

Aguardamos seus comentários, inclusive com sugestões de temas para novos artigos.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

11 Comentário

  1. Felipe Rodrigues disse:

    Muito bom Anderson.
    Sempre me salvando.

  2. Priscila Pinho disse:

    OLA, nao aparece a opçao SIZE para mim, apenas a COLOR.
    Por que sera?

    obrigada!!!

  3. carlos alberto batista disse:

    Agradeço a atenção pelos aplicativos disponibilizados.
    Carlos Alberto Batista.

  4. quais os erros mais comuns na implementação de mapas de símbolos proporcionais e que símbolos são mais usado?

  5. Parabéns pelo trabalho desenvolvido.
    Seus tutoriais e vídeos são excelentes e muito de didáticos.
    Espero fazer o curso de Qgis em breve.

  6. Donner P Matos disse:

    Muito Bom o Tutorial Anderson.
    Como sugestão gostaria que você ensinasse a fazer uma de clima, mostrando como baixar os dados e fazer o mapa.
    valeu

  7. Daniel Selemane disse:

    Muito obrigado Anderson.gostei imenso o tutorial. Vai ser útil pra o meu trabalho porque irei usar dados da população dos ultimos 4 censos em Moçambique.

  8. Cesar Milhomens disse:

    Mais uma vez clickgeo salvando a patria!!!!!!!!! Excelente tutorial, muito obrigado pela dica Anderson

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*