Gerar layer Pontual a partir de Coordenadas no Kosmo SIG

Como gerar layer Pontual a partir de Coordenadas no Kosmo SIG

Os dados em Geoprocessamento procedem de diversas fontes. Muitas vezes tem de ser convertidos até que estejam no formato mais adequado para aplicação desejada. O presente tutorial mostrará como gerar um layer de pontos com o Kosmo SIG a partir de um arquivo *.dbf com coordenadas UTM coletadas em campo.

O Kosmo em suas versões mais recentes apresenta a funcionalidade de carregar tabelas do formato *.dbf (DBase), *.mdb (Access) bem como tabelas não espaciais de banco de dados PostreSQL, MySQL e Oracle. Em nosso caso iremos carregar um arquivo *.dbf com coordenadas UTM de pontos referentes a uma área para agricultura.

IMPORTAÇÃO DA TABELA PARA O KOSMO

Este tutorial também está disponível em formato de vídeo. Confira abaixo e aproveite para se inscrever em nosso Canal no Youtube. É gratuito!

Usando o ícone “Carregar Tabela” podemos abrir a janela para importação do arquivo desejado. Depois de selecionar o arquivo, escolha a opção “Aceitar“.

Carregar Tabela

GERAÇÃO DO LAYER DE PONTOS

Será aberta a tabela com as coordenadas dos pontos, como a representada abaixo. Note que será necessário haver uma nomeação das colunas (Nesse caso “N” e “E”), isso é importante, pois mais adiante o Kosmo solicitará que sejam fornecidos os nomes destas.

Tabela Importada

Após isso, conforme a figura abaixo, vá até o menu principal e escolha: Ferramentas > Conversão > Transformar tabela em layer.

Transformar tabela em layer

Essa operação fará com que seja aberta uma janela para definição do tipo de layer a ser gerado (pontos), bem como a indicação dos campos que serão a base das coordenadas.

Caso se tenha aberto mais de uma tabela, é importante que o usuário se certifique de selecionar no campo “Tabela” a que realmente será usada para geração dos pontos (em nosso exemplo a tabela é denominada “agri“).

Tabela

Selecione os campos correspondentes as coordenadas “X“, “Y” e Z, se existir, e clique em “Aceitar“. Feito isso o layer será criado na categoria de “Resultado“. Torne-o visível e dê um “Zoom à escala completa“.

Resultado

Esta camada de informação ainda consiste de um arquivo temporário, mas que podemos salvar de forma permanente. Para fazer isso temos várias possibilidades disponíveis.

Uma primeira maneira é através do Menu: Ferramentas → Conversão → Exportar Entidades. Fazendo assim restará escolher o diretório onde será salvo e o tipo do arquivo de saída.

A forma mais comum de salvar permanentemente esses dados é através do ícone “Salvar (Ou Guardar) dados como…“.

DOWNLOAD DO TUTORIAL DE KOSMO SIG

Quer fazer o download da versão em PDF deste tutorial? Acesse o link abaixo:

  • [download id=”31″]

O que acharam deste tutorial? Alguma dúvida sobre este procedimento? Gostariam de uma sequência da série sobre uso das ferramentas de conversão do Kosmo SIG? Deixem seus comentários!

feedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

One Comment on “Gerar layer Pontual a partir de Coordenadas no Kosmo SIG”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *