Gerar Convex Hull no Kosmo SIG

Você sabe o que é e para que serve o Convex Hull no ambiente dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG)? Este tutorial ensinará como realizar este procedimento bastante comum em aplicações do Geoprocessamento, com ênfase nos software livre Kosmo SIG. Nesta matéria você também aprenderá mais sobre a utilidade desta ferramenta. Não deixe de conferir os tutoriais semelhantes que ensinam como fazer este processo no gvSIG e no Quantum GIS.

Leia Também:

ALGORÍTMO CONVEX HULL

O algoritmo utilizado na operação Convex Hull, também chamada de polígono ou envelope convexo, cria o menor polígono que englobe um determinado conjunto de entidades espaciais. Opera somente com uma única camada de entrada por vez. Esta geometria inicial pode ser de qualquer tipo.

Este tipo de geometria gerada é útil quando se deseja determinar a área mínima onde estão inseridos determinados elementos em sua região de estudo. Apenas para dar alguns exemplos de perguntas que podem ser respondidas com base no Convex Hull: Qual a área total que abrange a localização de dos poços artesianos existentes no semiárido brasileiro? Qual a área onde estão inseridos todos os focos de dengue encontrados em determinado ano?

CRIAR CONVEX HULL NO KOSMO

Neste exemplo, utilizamos uma camada vetorial representando alguns pontos, focos de dengue.

Focos de Dengue

Acesse o menu Ferramentas > Cáculo > Gerar Polígono Convexo (Convex Hull), conforme ilustrado na imagem abaixo. É importante que o nome da camada esteja marcado, caso contrário a função não estará habilitada.

Ferramentas > Cálculo > Gerar Polígono Convexo (Convex Hull)

O programa perguntará se você deseja salvar esta nova camada do tipo polígono de forma permanente. Caso escolha a opção “Sim” será aberta uma janela para que informe onde gravar o arquivo e escolha do nome deste.

Salvar dados

O produto da operação é exemplificada na imagem abaixo. O polígono convexo gerado é organizado numa categoria chamada Resultado. É possível alterar a cor do elemento e sua transparência.

Polígono Convexo

O que achou deste tutorial? Ele também está disponível em vídeo! Acesse: Convex Hull no Kosmo GIS.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *