Geovisual: Software Gratuito para Geoestatística

Geovisual: Software de Geoestatística

Em nosso site sempre temos divulgado artigos, apostilas e outros conteúdos relacionados com fundamentos e aplicações da Geoestatística. Muitos leitores nos perguntam sobre softwares específicos para este tipo de atividade. Nesta matéria vamos comentar sobre o programa Geovisual, um software brasileiro e que está disponível para download gratuito.

CONHEÇA O SOFTWARE GEOVISUAL

O Geovisual é um sistema composto por uma série de aplicativos, desenvolvidos a partir da linguagem Delphi, e que tem por finalidade o tratamento geoestatístico de dados espaciais.

A imagem a seguir ilustra a interface da versão 5.0 do programa Geovisual. O software está disponível em português e em inglês.

Interface do Software GeoVisual

O criador do Geovisual é o Dr. Jorge Kazuo Yamamoto, professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e que é um dos autores do livro Geoestatística – Conceitos e Aplicações, uma das melhores obras em português sobre este tema.

De acordo com a obra citada acima (pág. 193), a criação do programa ocorreu para dar suporte às aulas práticas de disciplinas envolvendo o tópico Geoestatística.

Nas imagens a seguir você tem apenas alguns exemplos de produtos gerados no ambiente do Geovisual. Atualmente o programa apenas possui compatibilidade com o sistema operacional Windows.

Geovisual: Software Gratuito para Geoestatística

O programa oferece a possibilidade de gerar as estatísticas básicas de seus dados (média, moda, valores máximo e mínimo, desvio padrão, variância, etc) e analisar estes valores com base em diferentes tipos de gráficos.

Gráfico no Geovisual: Software Gratuito de Geoestatística

O programa oferece, inclusive, recursos para visualização em 3D dos dados analisados. Certamente este tipo de funcionalidade tem uma imensa aplicabilidade em áreas como mineração e estudo de recursos hídricos, entre várias outras.

Geovisual: Software Gratuito de Geoestatística

Se interessou pelo potencial deste programa? É possível obter uma licença acadêmica gratuita. Veja no tópico como fazer o download deste interessante software.

DOWNLOAD DO SOFTWARE GEOVISUAL

Para obter uma cópia licenciada do Geovisual, preencha o cadastro disponível no link a seguir. O link para download será enviado por e-mail dentro de alguns dias.

Vale lembrar que a licença oferecida pelo detentor da patente do programa, o Dr. Jorge Kazuo, é para fins de estudo do licenciado, e devem ser observadas as restrições como ser proibida a utilização comercial e a transferência para terceiros.

GEOVISUAL: Software para Geoestatística

Infelizmente, no momento, ainda não existe uma documentação sobre como utilizar o software. O que vocês acham? Seria interessante publicarmos alguns tutoriais sobre seu uso?

Quer aprender mais sobre Geoestatística? Não deixe de conferir as seguintes matérias em nosso site:

Você já conhecia o Geovisual? Se já trabalha com Geoestatística, com qual software você tem gerado seus produtos? Aguardamos seus comentários!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

5 Comentários


  1. O software está indisponível para download. Quem poderia compartilhar a versão que tem?

    Responder

    1. Oi Ana,
      O autor do software não disponibiliza mais licenças deste software. Mesmo que alguém passasse o instalador, ele não funcionaria, pois tem uma chave de ativação da licença que é enviada pelo autor.
      Abraço!

      Responder

  2. Achei o software muito interessante e certamente utilíssimo para tratar questões que envolvam a geoestatística. Estou iniciando meu segundo livro que vai tratar da relação da geoinformática com a saúde e o meio ambiente e penso que utilizarei informações oriundas da inserção de dados neste programa. Obrigado ao Anderson pela divulgação e ao autor do programa, o Dr. Jorge Kazuo.

    Responder

  3. Infelizmente, no momento, ainda não existe uma documentação sobre como utilizar o software

    Si no tiene manual de uso, como se puede comprender lo que el autor quizo hacer con su programa?

    Responder

    1. Oi Cesar, entendo sua dúvida.
      Alguns usuários são autodidatas, já outros tem optado por participar de um dos cursos ministrados pelo professor Jorge.
      Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *