Geotecnologias – Soluções com Softwares Livres

Geotecnologias Software Livre

Desde o início de 2012 estou trabalhando na Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração do Pará (Seicom), como responsável pelos projetos da área de Geoinformação desenvolvidos pelo órgão. Os slides à seguir apresenta os softwares livres adotados para o desenvolvimento de soluções geoespaciais na instituição, com destaque para o Quantum GIS (QGIS), PostgreSQL/PostGIS e i3Geo.

 SOFTWARES LIVRES E GEOPROCESSAMENTO

Durante a apresentação foram explicados alguns conceitos importantes relacionados com softwares livres. Procurei organizar o material de forma a abranger de forma didática o papel de cada Geotecnologia citada (SIG, banco de dados geográficos e webmapping), bem como mostrar a integração entre essas tecnologias. Espero que gostem do resultado.

Embora o QGIS seja utilizado como principal software de SIG, outros programas como gvSIG e Kosmo estão sempre disponíveis como apoio para realização de determinadas atividades de forma mais eficiente. Na área de banco de dados open source, o PostgreSQL + PostGIS são praticamente imbatíveis.

A aplicação SIG online que está sendo construída com i3Geo, ainda está em fase de desenvolvimento, mas em breve estará disponivel para acesso da comunidade através do portal da SEICOM.

DOWNLOAD

Estou disponibilizando para download gratuito a versão em PDF da apresentação. Clique no link a seguir para baixar o arquivo:

  • [download id=”1″]

Vale lembrar que a utilização deste material deve sempre ser acompanhada dos devidos créditos ao seu autor. Deixem seus comentários sobre a apresentação e sua experiência com soluções em Geoprocessamento com Softwares Livres.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comentários


  1. Parabéns Anderson.
    Novamente entrei no seu site e li algo interessante sobre geotecnologias!
    Abraço.

    Responder

    1. Obrigado Lucas. Em breve postarei uma nova apresentação sobre o plano de trabalho que estamos elaborando aqui no INSA para trabalharmos apenas com softwares livres para Geoprocessamento.
      Um abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *