ClickGeo – Retrospectiva 2012

2012 - GeotecnologiasPossivelmente esta é a última postagem publicada aqui em 2012, e ela tem o seguinte objetivo: Servir de retrospectiva de como foi este ano para mim como profissional e para o site focando o ramo das tecnologias livres, bem como tecer alguns pequenos comentários sobre o que se espera para 2013 neste contexto. O que você tem achado do site? O que atingimos este ano? Quais novidades vem por ai? Conto desde já com seus comentários!

ESTATÍSTICAS DO SITE EM 2012

Este ano definimos como nosso domínio principal o endereço andersonmedeiros.com. O domínio clickgeo.com.br está redirecionando para nossa página principal e em breve deverá estar sendo utilizado para uma nova fase deste nosso projeto, nascido em janeiro de 2008.

No mês de maio deste ano migramos para um servidor mais robusto para suportar o aumento nas visitas. Também modificamos nosso layout com o objetivo de torná-lo mais focado no conteúdo e na navegabilidade para os leitores. O que acharam das mudanças em nosso visual?

Posso afirmar que o site cresceu em muitos sentidos em 2012. Além de aumentar o número de postagens (uma média de 10 novos posts por mês), tivemos crescimento também no número de visitas diárias, comentários e outras informações estatísticas que me deixam muito contente.

Por exemplo, considere alguns dados atuais sobre o blog:

  • Total de Postagens: 473
  • Postagens em 2012: 121
  • Total de Comentários: 2.800
  • Comentários de 2012: 1.250
  • Nr. de Visitas em 2012: +280.000
  • Nr. Total de Visitas: +480.000 (desde 20 de maio de 2010)

Também em 2012 tivemos o grande prazer de lançar nosso primeiro e-book: Artigos sobre Conceitos em Geoprocessamento, que consiste em uma coletânea de algumas postagens que abordam aspectos conceituais das Geotecnologias. Em apenas três meses foram feitos mais de 14.000 downloads do livro.

 

E-book Conceitos em Geoprocessamento

 

Algo que também creio que merece destaque é que este ano tivemos algumas empresas que passaram a anunciar seus produtos e serviços em nosso site, como foi o caso da Oficina de Textos, Cursos 24 horas e GeoCursos. Você também pode anunciar em nosso site, veja como é fácil:

 Outra evidência de progresso em nosso site foi a abertura para que novos autores enviem seus tutoriais. Você também é convidado a participar do Projeto GEOTutoriais em 2013.

ARTIGOS MAIS ACESSADOS

Se fossemos montar um podium com as postagens publicadas este ano e que tiveram mais acesso, essa seria a ordem de premiação:

  1. E-book sobre Conceitos em Geoprocessamento
  2. Aplicativos GIS para Android
  3. E-book sobre Processamento Digital de Imagens

ARTIGOS MAIS COMENTADOS

A seguir, você confere as três postagens publicadas em 2012 que receberam mais comentários.

  1. Extensão Sextante para Quantum GIS
  2. Coletânea de Blogs sobre Geotecnologias
  3. QGIS Cloud Plugin

Você costuma comentar nossos artigos? É muito importante saber sua opinião sobre os temas abordados.

PRÊMIOS E CRESCIMENTO NAS REDES SOCIAIS

Nosso trabalho também foi reconhecido nas Redes Sociais, em especial no Twitter e Facebook.

Por exemplo, este ano nosso perfil no Twitter [@ClickGeo] foi eleito o melhor Twitter de GEO, pelos votos da comunidade, no evento MundoGeo#Connect LatinAmerica 2012. Atualmente, nosso perfil possui mais de 1.200 seguidores.

 Troféu e Vavegadores GPS - Prêmio MundoGEOConnect 2012

Já no Facebook, nossa página oficial [PortalClickGeo] conta com mais de 1.600 fãs, que ativamente interagem com nossas postagens, comentando, curtindo e compartilhando. Agradecemos à todos que tem ajudado a divulgar também este espaço.

Também participamos do prêmio TopBlog 2012, ficamos mais uma vez entre os 100 melhores blogs do Brasil na categoria Tecnologia e Internet, que é extremamente ampla. Com sua ajuda atingimos este expressivo resultado. Agradecemos mais uma vez pelo apoio de todos vocês, leitores.

PROJETOS, PARCERIAS E CONSULTORIAS

Atualmente trabalho com pesquisa em Geoprocessamento no Instituto Nacional do Semiárido (INSA). O foco principal do projeto no qual estou diretamente envolvido é a construção do futuro Sistema de Gestão do Conhecimento do Semiárido Brasileiro (SGK/SAB). Todo o projeto está sendo desenvolvido com softwares livres [Geotecnologias aplicadas ao Semiárido].

Na imagem abaixo você pode ver uma ilustração da aplicação webmapping, desenvolvida com i3Geo e que já está no ar, em versão de testes, na intranet do INSA.

i3Geo - INSA

Entre as atividades desenvolvidas no INSA este ano, destaco a oportunidade que tive de ministar cursos de introdução aos Sistemas de Informação Geográfica com o Quantum GIS (QGIS).

Ainda sobre treinamentos e cursos ministrados em 2012, não poderia deixar de destacar a excelente parceria que estabelecemos com a GEOCURSOS, uma escola virtual inovadora na área de Geotecnologias livres.

Entre os meses de outubro e novembro ministramos o curso online de introdução ao MapServer e agora já temos agendado para janeiro de 2013 a primeira turma do curso online de Quantum GIS, módulo básico (em breve teremos notícias sobre novas turmas e cursos).

Ainda no mês de novembro, viajei para Macapá/AP, na região do extremo norte do Brasil, para ministrar um curso de i3Geo para o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Secretaria de Meia Ambiente (SEMA).

Estes foram apenas alguns dos cursos que ministrei este ano. Outras atividades incluiram o desenvolvimento de aplicações de Geoprocessamento para internet, confecção de mapas diversos, palestras em vários eventos e publicação de artigos em revistas técnicas (Razões para Usar o QGIS e Spring – Tecnologia Brasileira para SIG).

O QUE ESPERAR DO SITE EM 2013

Há muitas novidades planejadas para 2013. Logicamente, continuaremos, dentro das possibilidades, continuar publicando artigos, dicas e tutoriais sobre Geotecnologias. Mas, entre as novidades previstas estão:

  • Publicação de pelo menos um novo e-book;
  • Novos cursos, online e presenciais;
  • Novos canais de compartilhamento de informação sobre Geo;
  • Mais Promoções (este ano realizamos 2 promoções de grande sucesso)

Você tem suas sugestões para melhorias deste nosso espaço em 2013? O que vocês tem achado do conteúdo deste portal? Em nossa pesquisa de perfil dos leitores, tivemos excelentes resultados de satisfação. Continuem comentando e participando.

O site entra em recesso até o dia 02/01/2013. Acompanhe nossas publicações nas redes sociais, pois elas continuarão ativas nesse período de recesso.

 

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

3 Comentários


  1. Ola Anderson,
    eu curso Geoprocessamento no IFPB, estou no segundo periodo!
    Admiro voce; Deixo aqui os meus parabens pelo seu trabalho.
    Sou Gerente do Nucleo de Geoprocessamento da UniSigma Consultoria, e acho que seria legal marcarmos uma entrevista, pode ser Online, via Skype, ou outros, o que voce acha?
    Um grande abraco, e fica com Deus!
    [Desculpe-me a falta de acentuacao, Teclado com problemas]
    Atenciosamente.

    Responder

      1. Boa noite Anderson, como vai?Sou leitor do seu blog e gsaiorta de confirmar com vocea o caminho apontado por vocea para as bases ‘Brasil nedvel Admin 2 e 3’, pois segui o caminho apontado aqui mas me parece que je1 a algum tempo o IBGE modificou este caminho ou simplesmente ne3o disponibiliza mais essas bases. Posso estar enganado, mas realmente ne3o encontrei os arquivos 55MU2500GC_SIR e 55DS2500GC_SIR. Pee7o que me confirme. Um abrae7o e muito obrigado.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *