Guia sobre Geoprocessamento para Saneamento

Guia sobre Geoprocessamento para Saneamento

Você já parou para pensar como é feito o planejamento do saneamento básico no seu município? Como as Geotecnologias podem contribuir neste campo? Conheça e baixe agora um guia utilizado para treinamento sobre uso do Geoprocessamento na área de saneamento. A promoção do material foi feita pela Rede de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental (ReCESA).

MATERIAL SOBRE GEOPROCESSAMENTO E SANEAMENTO

O tema central da oficina é o Geoprocessamento, com a discussão sobre como suas ferramentas podem auxiliar na gestão do saneamento básico. O material demonstra como as Geotecnologias podem ser utilizados como ajuda no planejamento desse setor num município.

:: ClickGeo :: Cursos de Geotecnologias :: Treinamentos em Geoprocessamento

No guia são discutidos conceitos fundamentais como os princípios da cartografia e suas aplicações, os recursos de Geoprocessamento e o que a obra chama de as três gerações de softwares.

Princípios Básicos de Geoprocessamento para seu uso em Saneamento

Conforme comentado em um dos tópicos do guia, o Geoprocessamento é capaz de manejar as funções inseridas no saneamento, em diversas regiões, de uma forma simples e eficiente, permitindo economia de recursos, de tempo e mais precisão na tomada de decisões.

Os autores do guia didático foram: Brener Henrique Maia Rodrigues (estagiário), Carla Araújo Simões (conteudista), Christiny Schuery Amaral (colaboradora), Douglas Sathler (conteudista), João Gilberto de Souza Ribeiro (conteudista) e Izabel Cristina Chiodi de Freitas (validadora).

DOWNLOAD: APLICAÇÃO DAS GEOTECNOLOGIAS

Para fazer o download de uma cópia do material, no formato PDF com 80 páginas no total, clique no link abaixo:

Entre as aplicações práticas citadas na publicação há destaque o mapeamento de riscos e de vulnerabilidade. Há indicação de vários exercícios ao longo de todo o texto para fixar o conteúdo.

Como dica adicional, recomendamos a leitura das seguintes postagens:

Agora aguardamos seus comentários.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

4 Comments on “Guia sobre Geoprocessamento para Saneamento”

  1. ROBERTO CARLOS DE MELO FONSECA disse:

    Obrigado Anderson, você sempre postando materiais extraordinários.
    Abraços.

  2. Bom dia Anderson. Você pode postar algum material sobre o uso das geotecnologias em sala de aula? Ou me indicar algum blog/site a respeito? Pois ano que vem pretendo fazer licenciatura e especialização em ensino de geografia, e me ajudaria muito. Mais uma vez muito obrigado e um grande abraço.

    1. Oi José Carlos, como vai?
      Rapaz, creio que o no blog do Murilo Cardoso será o local onde você encontrará mais coisas sobre isso. Troca umas ideias com ele.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *