E-book: Geotecnologias à Cartografia Temática

Geotecnologias à Cartografia Temática

No campo das Geotecnologias é enorme o volume de informações disponíveis na forma de livros eletrônicos (e-books) e muitos deles são gratuitos. Nessa matéria vou indicar um desses materiais sobre Cartografia Temática e Sistemas de Informações Geográficas (SIG).

GEOTECNOLOGIAS À CARTOGRAFIA TEMÁTICA

A publicação é do ano de 2008 e faz parte de uma série chamada Geotecnologias à Cartografia Temática que é de autoria de Cleverson Alexsander Reolon.

O que acha de fazer um Curso Online de AutoCAD?O arquivo está disponível para download no formato PDF juntamente com os dados geográficos e tabulares usados nos exercícios. Acesse a página abaixo para baixá-los:

E-BOOK SOBRE IBGE, ESTATCART E DIVA-GIS

O livro tem um total de 101 páginas e abrange um rico conteúdo de introdução aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) além de ser um verdadeiro manual sobre os softwares EstatCart e Diva-GIS. Você conhece esses dois programas?

E-book: Geotecnologias à Cartografia Temática – Fundamentos e Iniciação

Conforme explicado no próprio e-book, o EstatCart (Sistema de Recuperação de Informações Georreferenciadas) é um software desenvolvido pelo IBGE. Ele não é um programa de SIG. Na verdade ele consiste em uma sistema de visualização de informações geográficas, mas opera com bases cartográficas.

Já o Diva-GIS é um software gratuito para uso em mapeamento e análise de informações. Os recursos desse programa tornam possível sua utilização para diversas aplicações. Em outras postagens aqui no blog você poderá encontrar mais informações sobre essa ferramenta de SIG:

Gostaram dessa dica? O que acham então de deixar seus comentários? Sua participação é muito importante para enriquecer este espaço!

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *