Geoprocessamento x Geotecnologias: Sacadas de GEO – N° 1

Geoprocessamento x Geotecnologias: Sacadas de GEO - N° 1

Qual é a diferença entre Geoprocessamento e Geotecnologias? Esta dúvida é muito comum e gera bastante confusão na mente em especial de quem está começando a estudar sobre o tema. No primeiro vídeo da série Sacadas de GEO procuramos esclarecer este assunto.

DIFERENÇA ENTRE GEOTECNOLOGIAS E GEOPROCESSAMENTO

Como este é o primeiro vídeo da série decidimos “começar pelo começo” por explicar a diferença conceitual entre os termos Geotecnologias e Geoprocessamento de forma simples e direta. O vídeo tem apenas 3 minutos e 20 segundos.

Nosso objetivo não é sermos dogmáticos, querendo impor uma definição como sendo a única válida. Mas deixar claro para nosso público estas definições fundamentais de nosso nicho de atuação.

Caso não esteja visualizando o vídeo nesta página, clique nos links a seguir para assistir direito no Youtube ou Facebook:



Por favor, se você não concorda com a explicação dada no vídeo, fique à vontade para comentar sobre sua visão referente a estes conceitos. Este é um espaço aberto para discussão.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasEm um futuro conteúdo desta série vamos conversar sobre Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Caso você tenha alguma sugestão de tema para os vídeos, envie uma mensagem para o e-mail contato@clickgeo.com.br.

Dicas extras relacionadas com o assunto que abordamos hoje:

Se você gostou do vídeo não deixe de compartilhar nas redes sociais, dar seu “like” e comentar. O feedback de vocês é muito importante para nosso trabalho.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

6 Comentário

  1. fernando pindali disse:

    valeu amigo pela informação passada por este video

  2. Parabéns Anderson!
    Sou professora de SR e SIG na UFC e sempre acompanho e uso suas sugestões de material.
    Gosto muito do ClickGEO!!!

  3. Luiz Henrique disse:

    Parabéns Anderson pela iniciativa!
    Saiba que muito dos meus “primeiros passos” em Geoprocessamento foi através das suas postagens e dicas!
    Um abraço.

  4. Caio Sérgio disse:

    Gostei muito dessa série Sacadas de GEO que iniciou. Sempre acompanho suas postagens e você está de parabéns !!!!
    Quero sugerir algumas outras perguntas que alguns colegas sempre faziam:
    SIG é o software para se fazer Geoprocessamento ???
    O que é datum, sistema de projeção e georreferenciamento ????

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*