Dados SRTM: Uso do Geoprocessamento na Análise Ambiental

Uso do Geoprocessamento na Análise Ambiental

A utilização de dados SRTM é muito usual em projetos de Geotecnologias que envolvem aplicação para o Meio Ambiente. Nesta matéria vamos indicar um artigo que exemplifica isso utilizando com software de SIG o ArcGIS.

GEOPROCESSAMENTO NA ANÁLISE AMBIENTAL

O artigo em questão tem o título Uso do Geoprocessamento como subsídio à Análise Ambiental: Imagem SRTM na Geração dos Mapas Hipsométricos e de Declividade das Bacias Difusas da Barragem Boa Esperança no Estado do Piauí. O trabalho foi publicado em 2012.

ClickGeo: Cursos de GeotecnologiasA publicação procurou  demonstrar a importância do uso dos Sistemas de Informações Geográfica (SIG) como subsídio para a analise ambiental, a junção de dados georreferenciados e a proposição de alternativas para diminuição de impactos identificados no ambiente.

Uso do Geoprocessamento como subsídio à Análise Ambiental: Imagem SRTM na Geração dos Mapas Hipsométricos e de Declividade

O artigo procurou caracterizar a utilização de imagem SRTM como base para a geração de mapa hipsométrico e de declividade das bacias difusas mencionadas em seu título.

A metodologia utilizada para confecção dos mapas baseia-se na triangulação de Delaunay, em qual utiliza os valores das cotas para geração da classificação do relevo. Foi empregada a extensão 3D Analyst do ArcGIS.

DOWNLOAD DE ARTIGO SOBRE USO DO ARCGIS

Os resultados alcançados na geração dos mapas demonstram a eficácia da metodologia aplicada. Para fazer o download do artigo completo, acesse o link abaixo:

Como comentado pelos autores, os produtos gerados podem subsidiar os estudos ambientais, permitindo maior integração dos resultados e contribuindo para o planejamento.

Recomendamos que leia também os seguintes conteúdos:

Não deixe de comentar sobre o que você achou deste post.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 982 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Leandro Augusto disse:

    Oi professor só troca o link do artigo por esse por gentileza, mas o material é de suma importância e agregativo em toda nossa vida acadêmica.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*