Geotecnologias aplicadas ao Semiárido

Geoprocessamento para SemiaridoEntre os dias 15 e 21 de outubro tivemos a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2012, que teve como tema principal “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Nos dias 16 e 17 tive a oportunidade de apresentar por três vezes a palestra Geotecnologias aplicadas ao Semiárido. Nesta matéria disponibilizo para vocês a apresentação de slides e comento um pouco mais sobre as aplicações do Geoprocessamento neste nicho.

Conforme definido em seu próprio site oficial, a finalidade principal da SNCT é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia (C&T), valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Pretende mostrar a importância da C&T para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país. Ele possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.

GEOPROCESSAMENTO DIRECIONADO AO SEMIÁRIDO

A palestra foi apresentada na terça-feira (16) nas escolas estaduais Severino Cabral e Sólon de Lucena, em Campina Grande/PB e no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), para alunos do campus de Afogados de Ingazeira/PE.

O objetivo da palestra consistiu em mostrar para os alunos a importância do Geoprocessamento e suas tecnologias no tratamento da informação espacial para o conhecimento das características do Semiárido brasileiro, contexto geográfico no qual eles mesmos estão inseridos.

Além de destacar as tecnologias e ferramentas que o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), onde trabalho, tem utilizado para construção do futuro Sistema de Gestão do Conhecimento sobre o Semiárido Brasileiro (SGK/SAB), tais como o Quantum GIS (QGIS), PostGIS e MapServer, também foi comentado aspectos de recursos que ainda podem ser incluídos em nossa grande, como o uso de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT).

No site do INSA foi publicada uma nota sobre a realização das palestras: Alunos de escolas públicas conhecem Geotecnologias durante SNCT.

Você pode fazer o download gratuito da versão em PDF desta apresentação a partir do link a seguir:

  • [download id=”42″]

Deixem seus comentários sobre a aplicação de Geotecnologias em vários níveis em benefício do Semiárido ou qualquer outra observação pertinente.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comments on “Geotecnologias aplicadas ao Semiárido”

  1. Danilo Fonteles disse:

    Olá! Bom dia!
    Não consegui achar o link sobre o semiárido, para baixar. Como faço? Teria como enviar para esse meu email? É para conclusão de monografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *