QGIS: Como Dividir uma Camada Vetorial

QGIS - Dados VetoriaisSuponha a seguinte situação: Você tem uma camada vetorial composta de diversos polígonos e deseja separar cada uma das entidades em arquivos isolados. Qual é o melhor método a ser utilizado? Há mais de uma meneira de se realizar esta tarefa. Qual a funcionalidade de seu programa preferido para Sistemas de Informações Geográficas (SIG) você utilizaria? Neste tutorial vamos aprender como realizar este procedimento no Quantum GIS (QGIS).

SEPARANDO ENTIDADES VETORIAIS NO QGIS

Para ilustrar melhor o que desejamos fazer tomemos o seguinte exemplo. O estado brasileiro de Roraima (RR) é composto de 15 municípios.

Abaixo visualizamos no QGIS um shapefile com esta divisão municipal. Faça o download do Shapefile [308 kb]

Roraima no QGIS

A ideia é salvar 15 shapefiles, cada um representando um dos municípios do estado. Uma maneira de realizar esta divisão proposta seria fazer uma consulta na tabela de atributos para cada uma das cidades, o que significaria realizar o processo quinze vezes. Isso não é nada prático e o QGIS é oferece um recurso bem mais interessante. Acompanhe o procedimento.

Acesse o menu Vetor > Gerenciar Dados > Dividir uma Camada Vetorial.

QGIS Menu Vetor Dividir Camada

Na janela que será aberta, informe a camada vetorial de entrada, neste nosso exemplo chamada de RR.

Indique também o campo de identificação exclusivo de cada feição que no caso é a coluna Código onde há o código único de cada município, definido pelo Instituto Brasileiro de Geográfia e Estatística (IBGE). Escolha a pasta de saída dos novos shapefiles e clique em Ok.

QGIS Dividir Camada

Após o processamento das geometrias. Você pode carregar normalmente os arquivos, que foram nomeados de acordo com o nome do campo escolhido e de seu conteúdo.

Neste exemplo do tutorial temos layers nomeadas de forma altomática para algo como RR_Codigo_1400704. Veja abaixo o resultado.

Quantum GIS - Como Dividir uma Camada Vetorial

O que acharam da praticidade desta dica? Conseguiram repetir o processo? Aguardamos seus comentários e recomendamos que leia também:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

9 Comentários


  1. Olá, Anderson

    Depois de separar um arquivo vetorial em 500 linhas queria adicioná-las todas de uma única vez sem ter que confirmar para cada uma delas o SRC da camada. Tem alguma forma de inserir todas juntas e escollher o SRC uma vez só para todas elas?
    Muito obrigada.

    Responder

  2. Obrigada pela dica Prof Anderson! Estou com uma duvida, como fazer com que duas camadas vetoriais do mesmo desenho coincidam quando adicionados?Por exemplo, quando sao colocadas sobrepostas elas n ficam na mesma posição.

    Responder

  3. Anderson, tenho a mesma dúvida do Kyle.
    Poderia nos ajudar?
    E parabéns pelas dicas, sempre ótimas.
    O site é show!!!

    Responder

  4. Tenho uma dúvida: Tenho um polígono fechado (lote urbano) no QGis 2.0, preciso dividi-lo em partes diferentes inserindo novos vetores (novos lotes), como faço essa inserção de forma a visualizar as novas medidas, verifiquei no qgis que posso unir e dividir as feições mas sem visualização nenhuma de medidas métricas.
    att
    Geomir

    Responder

  5. muito bacana.. agora, como fazer para selecionar dados utilizando um shape no qgis.
    Exemplo: quero selecionar os pontos de uma camada que estam dentro de um determinado limite

    Responder

  6. anderson, tudo ok? agradecemos por mais essa dica, pra variar…!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *