Exercícios de Criação de Mapas Temáticos no QGIS

QGIS - INCRANa grande maioria dos projetos de Geoprocessamento a elaboração de mapas temáticos é uma atividade constante. Que software você utiliza na construção deste tipo de produto? Já conhece as potencialidades do uso do programa Quantum GIS (QGIS)? O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) tem dado uma excelente contribuição para documentação desta funcionalidade deste aplicativo para Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Neste sentido, o órgão acaba de disponibilizar exercícios sobre mapeamento temático.

INCRA E MAPEAMENTO TEMÁTICO COM O QUANTUM GIS

No mês de maio de 2012 o INCRA lançou a edição 5 de sua apostila sobre geração de mapas temáticos no Quantum GIS. Naquela ocasião divulgamos aqui em nosso site o lançamento daquele material. Você pode, inclusive ver mais detalhes sobre como fazer o download no link abaixo.

Agora, dia 18 de outubro, foram disponibilizados os exercícios relativos àquela apostila elaborada por Alexandre Barberi, Hélder Gramacho dos Santos, Israel Ely de Almeida Oliveira e Marília Ferreira Gomes. Você pode fazer o download gratuito destas atividades a partir do endereço acessível no link abaixo.

No material que será baixado você encontrará cinco pastas que incluem dados geográficos em formatos diversos, além de outros arquivos que com certeza serão úteis para realização das atividades.

INCRA

É interessante destacar que dois dos autores da apostila têm dado suas contribuições valiosas aqui em nosso site enviando tutoriais de excelente qualidade para serem publicados como parte da série GEOTutoriais. Veja alguns desses:

Divulguem este material. Contribua com a difusão das Geotecnologias.

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

3 Comentários



  1. Muito bom =)
    Vou usar em sala (com as devidas referências, é claro).

    Responder

  2. valeu incra, valeu anderson. já havia baixado a apostila (muito boa, nota 10) anteriormente.
    valeu, mesmo!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *