Entrevista Exclusiva com Gilberto Câmara – INPE

Vocês sabiam que uma pesquisa recente destacou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como a instituição científica brasileira mais acessada na internet? Com certeza este resultado não foi por acaso! Na área de Geoprocessamento o INPE é conhecido por ser o responsável pelo desenvolvimento de ferramentas como os softwares Spring e derivados da biblioteca TerraLib, como é o caso do TerraView.

Bem, mas por que começamos esta postagem comentando sobre o importante papel do INPE no contexto das Geotecnologias?

O motivo é que recentemente, para elaboração de um artigo para Revista FOSSGIS Brasil tive a oportunidade quase que única de entrevistar o atual diretor geral do INPE, o Dr. Gilberto Câmara.

CONTEÚDO DA ENTREVISTA

Na  entrevista o Dr. Gilberto comentou sobre certos temas que com certeza chamam a atenção dos interessados em Geotecnologias. Por exemplo, você já se fez alguma das perguntas abaixo?

  • Por qual motivo o Spring apenas recentemente se tornou um software livre?
  • Que papel às Geotecnologias tiveram nas estratégias para contornar os problemas das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro no começo de 2011?
  • O que ainda leva algumas empresas privadas a demonstrar certa resistência ao uso de softwares livres para Geoprocessamento?
  • Quais funcionalidades se espera implementar nas próximas versões do Spring e do TerraView?

Estas e muitas outras questões relevantes foram discutidas nesta entrevista exclusiva. Você já leu esta matéria? Sim?! O que achou? Deixe seus comentários!

Ainda não leu a Revista FOSSGIS Brasil? Acesse a seção de downloads no site da publicação. Após baixar o arquivo (8,03 MB), você poderá encontrar a entrevista do Dr. Câmara nas páginas 24 a 26.

UMA DICA EXTRA

Acessando a página do Dr. Gilberto Câmara você poderá acessar e/ou baixar vários livros, teses e outros materiais.

Deixem seus comentários sobre a entrevista.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Rita T. Garcia disse:

    O Dr. Gilberto é um verdadeiro marco da área das Geotecnologias. Todos nós temos muito a agradecer a ele por seu trabalho e a aprender de seu exemplo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*