Entrevista Exclusiva com Gilberto Câmara – INPE

Vocês sabiam que uma pesquisa recente destacou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como a instituição científica brasileira mais acessada na internet? Com certeza este resultado não foi por acaso! Na área de Geoprocessamento o INPE é conhecido por ser o responsável pelo desenvolvimento de ferramentas como os softwares Spring e derivados da biblioteca TerraLib, como é o caso do TerraView.

Bem, mas por que começamos esta postagem comentando sobre o importante papel do INPE no contexto das Geotecnologias?

O motivo é que recentemente, para elaboração de um artigo para Revista FOSSGIS Brasil tive a oportunidade quase que única de entrevistar o atual diretor geral do INPE, o Dr. Gilberto Câmara.

CONTEÚDO DA ENTREVISTA

Na  entrevista o Dr. Gilberto comentou sobre certos temas que com certeza chamam a atenção dos interessados em Geotecnologias. Por exemplo, você já se fez alguma das perguntas abaixo?

  • Por qual motivo o Spring apenas recentemente se tornou um software livre?
  • Que papel às Geotecnologias tiveram nas estratégias para contornar os problemas das enchentes na Região Serrana do Rio de Janeiro no começo de 2011?
  • O que ainda leva algumas empresas privadas a demonstrar certa resistência ao uso de softwares livres para Geoprocessamento?
  • Quais funcionalidades se espera implementar nas próximas versões do Spring e do TerraView?

Estas e muitas outras questões relevantes foram discutidas nesta entrevista exclusiva. Você já leu esta matéria? Sim?! O que achou? Deixe seus comentários!

Ainda não leu a Revista FOSSGIS Brasil? Acesse a seção de downloads no site da publicação. Após baixar o arquivo (8,03 MB), você poderá encontrar a entrevista do Dr. Câmara nas páginas 24 a 26.

UMA DICA EXTRA

Acessando a página do Dr. Gilberto Câmara você poderá acessar e/ou baixar vários livros, teses e outros materiais.

Deixem seus comentários sobre a entrevista.

Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

2 Comments on “Entrevista Exclusiva com Gilberto Câmara – INPE”

  1. Rita T. Garcia disse:

    O Dr. Gilberto é um verdadeiro marco da área das Geotecnologias. Todos nós temos muito a agradecer a ele por seu trabalho e a aprender de seu exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *