Quais são os Principais Elementos Cartográficos para um Mapa?

Quais são os Principais Elementos Cartográficos para um Mapa?

Você sabe quais são os principais elementos de um Mapa? Saber isso é fundamental para todo estudante ou profissional que tem demanda de produzir seus mapas. Preparamos um super material para você sobre este assunto.

8 PRINCIPAIS ELEMENTOS DE UM MAPA

No vídeo a seguir apresentamos os 8 principais elementos cartográficos para mapas e explicamos a importância deles na geração destes produtos.

Abaixo do vídeo você pode conferir uma explicação textual. Não deixe de inscrever-se gratuitamente em nosso Canal do Youtube.

Vamos destacar aqui 8 elementos. Alguns deles são opcionais, como iremos indicar. Confira nossos breves comentários sobre os itens A, B, C, D, E, F, G e H.

Principais elementos de um Mapa

A: Título do Mapa – Ele é o elemento que identifica de imediato o assunto do seu mapa.

B: Grade de Coordenadas – Indica a referência localização espacial do lugar mapeado.

C: Mapa de Localização (opcional) – Indica onde o mapa está localizado num contexto de área maior. Por exemplo, se seu mapa mostra um bairro, o mapa de localização poderá mostrar a cidade.

D: Legenda – Descreve cada camada explicando o que cada cor e simbologia no mapa significa.

E: Referências (Selo) – Descrição da fonte dos dados, data, sistema de referência e projeção adotados, autor, entre outras informações.

F: Norte – Fundamental para indicar a orientação do mapa.

G: Escala – Indica a proporção em que o mapa foi reduzido em relação ao tamanho real da área.

H: Tabela de Dados (opcional) – Em alguns casos é interessante que se tenha por escrito no mapa algumas informações tabulares.

Seja Independente na Produção de Mapas

Em caso de dúvidas, deixe seus comentários.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 991 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Flávio Augusto Martins Fernandes disse:

    É sem duvida um conteudo de informações primordiais, que atende em cheio, os elementos que realmente constiuem uma elaboração completa de um Mapa. Nossos parabens.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*