Edição Básica de Shapefiles no gvSIG – Parte 2

No tutorial anterior tivemos uma breve, mas importante introdução à edição de arquivos vetoriais do tipo shapefile no programa gvSIG. Vimos até aqui como criar, apagar e renomear colunas, ou seja, campos de nossa tabela de atributos. Agora vamos aprender como inserir dados na tabela de atributos e como eliminar de forma permanente entidades gráficas.

Para baixar o dado geográfico utilizado nos procedimentos ilustrados neste tutorial, clique aqui. Este arquivo representa algumas quadras de determinado bairro fictício.

ALIMENTAR A TABELA DE ATRIBUTOS

A maneira pela qual a tabela de atributos será preenchida dependerá da forma como seus dados estão organizados. Por exemplo, se você pretende transcrever dados que estão em meio analógico (Papel) para o seu shapefile e seus elementos gráficos possuem um identificador (ID) na tabela de atributos (relacionada aos dados em papel) repita o procedimento descrito no tutorial anterior, para abrir e maximizar a tabela de atributos.

A seguir transcreva, de acordo com o ID, os atributos para sua tabela de atributos de forma manual. Se você esta treinando utilizando os mesmos dados deste tutorial, tente alterar os nomes de alguns registros do campo PROPRIETAR.

PROPRIETARCaso seus dados não possuam este ID (ou outro campo identificador) ainda, mas você sabe para qual entidade gráfica você deseja inserir os dados, siga o seguinte caminho:

  1. Selecione a feição do mapa, uma quadra, com a qual você deseja associar os atributos na tabela (utilize o cursor).
  2. Visualize a tabela de atributos ordenando os registros de forma tal que os dados do elemento selecionado fiquem no topo. Em seguida digite os dados desejados.

Identificar Feições

APAGAR ELEMENTOS GRÁFICOS

Para apagar um elemento gráfico, o dado deve estar em modo de edição. Selecione-o como mostrado acima e, pressione o botão “Delete” (Del) no teclado. Faça o teste com a quadra selecionada no exercício anterior (Veja como ficou o resultado na figura a seguir).

Elemento Gráfico Excluído

Pronto! Agora você já tem condições de realizar algumas operações básicas de edição em um shapefile. Em breve publicarei outros tutoriais da série gvSIG, informativos e práticos como este. Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, fique à vontade para entrar em contato.

Para fazer o download do tutorial completo com o conteúdo dos dois tutoriais desta série, utilize o link abaixo.

  • [download id=”28″]

Já conhece nosso perfil no Twitter (@ClickGeo)? Siga para se manter atualizado sobre o que acontece no universo das Geotecnologias. Curta também nossa página no Facebook [PortalClickGeo].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *