E-book: QGIS Aplicado ao Ordenamento Territorial Municipal

Livro Gratuito: QGIS Aplicado ao Ordenamento Territorial Municipal

Foi disponibilizado gratuitamente um novo livro digital sobre aplicações práticas do software QGIS. Seu título é QGIS Aplicado ao Ordenamento Territorial Municipal.

LIVRO GRATUITO SOBRE APLICAÇÃO DO SOFTWARE QGIS

O e-book escrito por Sidnei Luís Bohn Gass e Dieison Morozoli da Silva faz parte das ações do projeto de pesquisa SIGPampa, registrado junto à UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa, Campus Itaqui/RS.

Adquira acesso por 1 Ano a gravação de todas as palestras do Congresso Brasileiro de Geotecnologias para o Meio Ambiente (CBGEO)

Ao todo são 15 capítulos que aliam os devidos fundamentos técnicos necessários com uma série de passos práticos para geração dos produtos.

E-book: QGIS Aplicado ao Ordenamento Territorial Municipal

Ao longo do livro, há capítulos que ensinam, por exemplo, como realizar a construção de mapas de geologia, geomorfologia, pedologia e vegetação.

Há itens sobre Modelos Digitais de Elevação onde há destaque para os mapas hipsométricos, dados de declividade, curvas de nível e dados SRTM.

Os dois últimos capítulos dão ênfase às ferramentas do compositor de impressão do QGIS e apresentam notas sobre análise de dados. O material é ricamente ilustrado, o que facilita ainda mais o aprendizado.

DOWNLOAD DO E-BOOK SOBRE QGIS

Os autores estão disponibilizando este livro de forma gratuita e permitem a impressão do mesmo.

Para baixar sua cópia do e-book, acesse a página oficial no link abaixo, onde também é possível fazer o download da base cartográfica mencionada ao longo da obra.



No total, o material em PDF tem 260 páginas. Queremos aproveitar para agradecer e elogiar aos autores pelo excelente trabalho e contribuição para área de Geotecnologias e comunidade do software livre QGIS.

Aproveite para ver os seguintes materiais extras sobre QGIS que já indicamos aqui em nosso site:

GRAVAÇÕES DO CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOTECNOLOGIAS

Diversas das 24 palestras do Congresso Brasileiro de Geotecnologias para o Meio Ambiente (CBGEO) 2018 incluíram o uso do programa QGIS.

É possível adquirir acesso as gravações das apresentações por 1 ano e o download dos materiais em PDF. Veja mais detalhes no link a seguir:

Em caso de dúvidas, entre em contato.

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 988 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

1 Comentário

  1. Bom Dia Anderson,
    Admiro muito seu trabalho, gostaria de saber se existe algum WebGis que não precise de servidor para ser acessado de forma externa ?

1 Trackback / Pingback

  1. QGIS aplicado ao ordenamento territorial municipal | Prof. Dr. Sidnei Bohn Gass

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*