Guia Definitivo de Integração entre QGIS e PostGIS

Download: Guia Definitivo de Integração entre QGIS e PostGIS

Preparamos um material gratuito, bastante prático sobre o processo de integração do QGIS com o PostgreSQL/PostGIS. Este guia está disponível na forma deste tutorial e como PDF para download.

E-BOOK INTEGRAÇÃO ENTRE QGIS E POSTGIS

As explicações a seguir consideram que em seu computador já estão devidamente instalados o QGIS, PostgreSQL e o módulo geográfico PostGIS. Não é nosso foco aqui detalhar o processo de instalação dos programas, mas sim a integração entre Banco de Dados e Sistemas de Informações Geográficas.

Este material didático estará organizado em três tópicos:

  1. Criação de um banco de dados geográficos partindo do zero;
  2. Importação de dados geográficos para o banco usando o QGIS;
  3. Visualização no QGIS de dados que estão no banco de dados.

A seguir você confere o conteúdo do e-book na forma de texto ilustrado (link para baixar o PDF no final deste guia).

1. CRIAÇÃO DO BANCO DE DADOS

Para criar um banco de dados habilitado espacialmente, siga os seguintes passos: Depois de abrir o PgAdmin clique com o botão direito sobre o servidor PostgreSQL e escolha a opção Connect.

Connect: Conectando o Banco de Dados

Em Connect to Server digite a senha definida durante a instalação do PostgreSQL e clique em OK.

Inserir Senha no PostgreSQL

Você perceberá que clicando no sinal [+] ao lado de Databases aparecerão os bancos de dados de template (modelos) que são criados por padrão durante a instalação do PostgreSQL e do PostGIS.

O que tem postgis no nome é o template para criação de bancos de dados que serão habilitados espacialmente.

Template PostGIS

Clique com o botão direito sobre Databases e escolha a opção New Database….

Criando novo banco de dados

Na janela New Database…, na aba Properties informe o nome do banco (aqui chamamos de cursoqgis). Depois vá para a aba Definition.

Nomeando o Banco de Dados

Na aba Definition apenas escolha como Template o modelo que tem postgis no nome. Neste exemplo é o postgis_22_sample (que se refere a versão 2.2 do PostGIS). Não é necessária nenhuma outra alteração.

Clique em OK e aguarde alguns segundos para que o banco seja criado.

Criando um Banco de Dados no PostGIS

Clique no nome do banco (cursoqgis) e navegue pelo sinal de [+] através das opções Schemas → public → Tables e encontre a tabela spatial_ref_sys (ela é a prova concludente de que seu banco está habilitado espacialmente).

PostGIS: Banco Habilitado espacialmente

2. IMPORTAÇÃO DE DADOS PARA POSTGIS

Nosso banco de dados criado no tópico anterior (cursoqgis) está vazio. Precisamos importar dados geográficos para ele.

Para começar este processo, acesse o menu Camada → Adicionar camada → PostGIS….

Dados PostGIS no QGIS

Na janela que será aberta, Adicionar tabela(s) PostGIS, clique em Novo.

Adicionar Tabelas de Dados PostGIS

Será aberta a janela Criar nova conexão PostGIS. Veja as explicações sobre o significado de cada um desses parâmetros fornecidos na imagem a seguir.

Guia de Integração entre QGIS e PostGIS

  • Nome: É a denominação (uma identificação) dada à conexão. Pode ser um nome aleatório, mas é aconselhável que se escolha algo que ajude você a relacionar facilmente o nome da conexão ao tipo de dados representados por ela. (No nosso caso escolhemos colocar Curso QGIS);
  • Máquina: Esse parâmetro diz respeito ao local onde está armazenado seu banco. Como neste exemplo ele está na própria máquina, usamos localhost (indicação de Máquina local). No caso de computadores em rede, pode-se acessar um banco remotamente fornecendo-se o IP da máquina que contém as bases;
  • Porta: Por padrão, usa-se para o PostgreSQL o valor 5432;
  • Base de Dados: Deve ser preenchido, evidentemente, com o nome do banco de dados no qual será criada a nova tabela espacial. O nome do banco deve ser escrito exatamente da mesma forma como foi criado no PgAdmin. Em nosso caso, cursoqgis;
  • Usuário: Nome do usuário gerenciador do banco de dados, em geral definido durante a instalação do PostgreSQL (em nosso caso, postgres);
  • Senha: Também definida durante a instalação do banco de dados, visando a segurança no tocante ao acesso aos dados (em nosso caso, postgres).

Neste exemplo decidimos Salvar os dados de Usuário e Senha para que o programa não fique perguntando repetidamente. Isso não seria recomendável se nossos dados fossem sigilosos ou algo neste sentido.

Clique em Testar conexão e se estiver tudo certo, clique em OK.

A mensagem abaixo só aparecerá se você, assim como fizemos neste exemplo, salvarmos os dados de usuário e senha. Pode clicar em OK, pois esta mensagem é apenas um aviso de que uma ação como essa poderia deixar seus dados vulneráveis.

Senha de Usuário Gravada

Note que agora podemos ver na lista de Conexões a conexão que criamos. Pode fechar a janela depois disso, pois não precisaremos mais dela por enquanto.

Conexão criada com PostGIS

Acesse agora o menu Base de Dados → Gerenciador BD → Gerenciador BD.

QGIS: Gerenciador BD

Na janela que será aberta do Gerenciador BD, navegue usando o sinal de [+] através de PostGIS → Curso QGIS → public (clique sobre ele). Vale lembrar que aqui Curso QGIS é o nome da conexão que criamos nos passos anteriores.

Na sequência, clique no ícone em destaque na imagem abaixo (Importar Camada/arquivo).

Gerenciador de Banco de dados no QGIS

Vamos importar para o banco um shapefile que tem a divisão municipal da Paraíba. Para isso, clique no símbolo de reticências e procure o arquivo na pasta.

Depois, clique em Opções de atualização para que o próprio programa preencha os principais campos restantes nesta janela. Neste exemplo decidimos colocar como nome da Tabela a palavra paraiba (em letras minúsculas e sem acento). Por fim, clique em OK.

Importar Camada Vetorial

Aparecerá uma janela de confirmação da importação do arquivo. Clique em OK para que ela feche.

Se você voltar no PgAdmin e usar a tecla F5 de seu teclado para atualizar a visualização da estrutura do banco cursoqgis você verá a nova tabela criada.

Nova Tabela PostGIS criada

Você acabou de converter um arquivo shapefile em uma tabela espacial do seu banco de dados. A próxima etapa é visualizar esta tabela no QGIS.

3. VISUALIZAÇÃO DOS DADOS DO BANCO NO QGIS

Acesse mais uma vez o menu Camada → Adicionar camada → PostGIS….

Integrando QGIS com PostGIS

Selecione a conexão Curso QGIS e clique em Conectar.

Depois, clique no sinal [+] ao lado de public e selecione a tabela paraiba.

Por fim, clique em Adicionar. O mapa aparecerá na tela de visualização do QGIS.

Download: Guia Definitivo de Integração entre QGIS e PostGIS

Lembre-se que isso que está sendo visualizado não é mais um shapefile, mas sim uma tabela espacial inserida no banco de dados.

Esta tabela que está sendo visualizada no QGIS pode ser editada à vontade (lembrando que as edições que forem salvas serão gravadas no banco), usada para construção de mapas temáticos, análise espacial, etc.

Além disso, ela também pode ser salva como arquivo vetorial (shapefile, KML, DXF, etc.) a partir da opção Salvar como…

Entendeu? Ficou com alguma dúvida? Deixe seus comentários.

DOWNLOAD DO E-BOOK GRATUITO

O que achou deste material? Quer ter acesso à ele em qualquer momento, mesmo sem acesso imediato à internet? Então, para fazer o download deste material no formato PDF, acesse o link abaixo:




Guia Definitivo de Integração entre QGIS e PostGIS

Quer ler mais sobre o PostGIS? Acesse os links complementares a seguir:

Cadastre-se Gratuitamente em nossa Lista VIP e receba nossas novidades por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Canal no Youtube para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias

Sobre Anderson Medeiros 987 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

  1. Muito bem vindo esse Guia de Integração entre QGIS e PostGIS,
    a tempos que ansiava por algo desse tipo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*