Livro: 500 Perguntas e Respostas sobre Geotecnologias e Geoinformação

Livro: 500 Perguntas e Respostas sobre Geotecnologias e GeoinformaçãoA Embrapa Monitoramento por Satélite, criada há 25 anos, tem procurado viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovações geoespaciais. O mais recente título de livro publicado pela Embrapa, como parte da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas, traz como temática focal a abordagem de conceitos sobre Geotecnologias e Geoinformação. Veja mais detalhes nesta nossa matéria sobre este excelente e-book.

COLEÇÃO 500 PERGUNTAS 500 RESPOSTAS

As publicações desta coleção foram elaboradas a partir de perguntas formuladas por produtores, associações de produtores, cooperativas, etc. e respondidas pela equipe da Embrapa. Além de ter acesso aos conteúdos de cada edição, o leitor pode fazer o download dos títulos em versão digital ou, se desejar, comprar a versão impressa.

Na introdução do livro é explicado que o perfil dos usuários de Geotecnologias e de Geoinformação sofreu profundas mudanças em função de aspectos tecnológicos, mercadológicos, ambientais e agrícolas. Para atender à crescente demanda dos diversos setores da sociedade, os editores decidiram publicar este título da Coleção 500 Perguntas 500 Respostas.

500 Perguntas • 500 Respostas: Geotecnologias e Geoinformação

Os capítulos do livro (temas gerais) são: Satélites e Produtos, Panorama Atual, Tendências Mundiais, Sensoriamento Remoto, Processamento de Imagens Digitais e Gestão da Informação, Geoprocessamento, Agrometeorologia, Hidrologia, Agricultura, Pecuária, Silvicultura, Adequação Ambiental Rural, Mudanças Climáticas e Modelagem Ambiental, Ordenamento Territorial e Zoneamento e Educação e Transferência de Tecnologia.

DOWNLOAD DO E-BOOK SOBRE GEOTECNOLOGIAS

Para baixar uma cópia do livro, acesse a página oficial da coleção ou use o link direto disponível abaixo:

Apenas para citar alguns exemplos de perguntas que constam no e-book, podemos mencionar estas: O que são bandas espectrais? Qual a diferença entre sensores multiespectrais, hiperespectrais e ultraespectrais? O que é EPSG? O que é um modelo digital de elevação (MDE) e onde obtê-lo? O que é topologia? Qual sistema de projeção cartográfica deve ser adotado? De que forma métodos em sensoriamento remoto e em Geoprocessamento podem contribuir na estimativa de biomassa vegetal em florestas e em culturas agrícolas?

Nos links a seguir, você pode acessar outras dicas de leitura que serão úteis em ampliar seus conhecimentos sobre Geotecnologias.

 Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

Sobre Anderson Medeiros 984 Artigos
Em 2017 foi reconhecido como o Profissional do Ano no Brasil no setor de Geotecnologias. Graduado em Geoprocessamento, trabalha com Geotecnologias desde 2005. Já ministrou dezenas de cursos de Geoprocessamento com Softwares Livres em diversas cidades, além de outros treinamentos na modalidade EaD. Desde 2008 publica conteúdo sobre Geoinformação e suas tecnologias como QGIS, PostGIS, gvSIG, i3Geo, entre outras.

2 Comentário

    • Oi Alexandre,
      Bom ter pessoas da equipe da Embrapa visitando nosso site.
      Farei sim a atualização colocando este link, em breve. Ok?
      Abraço!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*