E-book: Online GIS – Plataformas para Publicação de Mapas na Nuvem

E-book GIS Online - CloudComputação em nuvem é um tema que vem tendo imenso destaque durante os últimos anos. Isso ocorreu principalmente em vista do grande leque de aplicações que esta tecnologia oferece. Nesta matéria vamos comentar sobre um interessante e-book gratuito que aborda algumas das plataformas disponíveis, baseado em cloud computing, e que são focadas nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Leia também: E-book: Servidores de Mapas Utilizando Tecnologias Livres

LIVRO DIGITAL SOBRE PUBLICAÇÃO DE MAPAS NA NUVEM

O e-book Online GIS está disponível para download gratuito. Escrito em inglês, nele são analisados alguns dos sistemas de mapeamento para web. A publicação está no formato PDF com um arquivo de 47 páginas.

E-book Online GIS

A intenção do livro é fornecer aos leitores um apanhado geral de cada dos aplicativos de mapeamento apresentados. Cada aplicação é analisada a partir dos seguintes aspectos: Visão geral, recursos em destaque, limitação, importação de dados, cartografia, ferramentas de administração, ferramentas de mapa, APIs, valor de investimento e adequação. As seguintes plataformas são abordadas no livro: ArcGIS Online, CartoDB, GeoCommons, GISCloud, MangoMap e MapBox.

Por sinal, já publicamos matérias relacionadas com alguns destes programas online:

Um aspecto interessante e que chamou minha atenção no livro foi o fato de que o autor do e-book ser o CEO da MangoMap, Chris Brown. Notem que ele incluiu uma revisão de sua própria plataforma de publicação de mapas na internet.

DOWNLOAD DO E-BOOK ONLINE GIS

Para baixar sua cópia do livro Online GIS, gratuitamente, acesse o link a seguir:

O que acharam deste livro? Esta é apenas uma das muitas dicas de leitura que já fornecemos aqui em nosso site. Confira mais algumas:

Assine nosso FeedAssine nosso Feed e receba nossas atualizações por e-mail. Curta nossa página no Facebook [PortalClickGeo] e siga nosso Twitter [@ClickGeo] para continuar atualizado sobre o Mundo das Geotecnologias.

6 Comentários


  1. Comecei a testar o MangoMap para fornecer mapas interativos aos meus clientes e tem me parecido muito bom.

    Responder

  2. Anderson boa tarde. qual o melhor caminho para me aprender a manusear o arcgis,tem algum curso que você possa me passar.

    Responder

  3. Indicação valiosa Anderson.
    Já estou baixando!

    Cloud computing em GIS é uma vertente muito interessante na nossa área http://buff.ly/18EReIm O problema é que demanda tempo para absolver toda essa informação nova que as geotecnologias vem abrangendo.

    Um abraço.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *